Hyundai é líder em BH e Renault em Curitiba
Aos poucos as montadoras mais novas no mercado brasileiro vão alcançando melhores posições no ranking de vendas, buscando nichos, entrando em terrenos onde as três grandes apresentam fragilidade. Ainda assim, são as três – GM, Fiat e Volkswagen – que dividem a liderança não apenas em âmbito nacional, mas também nas capitais e principais cidades do País. Mas duas das novas montadoras se credenciam como líderes em capitais brasileiras: aHyundai, marca mais vendida em Belo Horizonte, e a Renault, líder em Curitiba e também em São Luiz.
A Hyundai é a preferida dos consumidores da capital mineira. A empresa conquistou em abril 19,5% das vendas, quase quatro pontos a mais do que a segunda colocada, a Fiat, que ficou com 15,7%.
Belo Horizonte tem um retrato do mercado bem diferente do nacional. Além da liderança da Hyundai, a cidade tem a Renault como a terceira marca mais vendida e a líder nacional, a GM, fica apenas com o quarto lugar. A Volkswagen, terceira colocada no ranking brasileiro, é apenas a sexta na capital mineira. Já os japoneses perdem espaço em BH: ocupam a oitava (Toyota) e a nona posições (Honda), atrás da Nissan, que fica em sétimo lugar na cidade e é a nona nas vendas totais.
No Estado de Minas Gerais a Hyundai fica em terceiro, com 15,1%, atrás da líder Fiat (18,9%) e praticamente empatada com a GM, que tem 15,4%.
Embora tenha caído duas posições no ranking nacional (era a quinta colocada e hoje é a sétima), a Renault lidera em Curitiba e São Luis. A marca francesa conquistou 15,1% das vendas na capital maranhense em abril, deixando a Fiat (14,6%) e Volkswagen (13,8%) para trás, enquanto a GM, líder nacional, amarga uma modesta quinta posição na cidade.
Mas é em Curitiba que a Renault deita e rola. Tem quase o dobro de participação da segunda colocada: vendeu 1.094 na capital paranaense e ficou com 21,2% das vendas, bem distante da GM, segunda no ranking, que teve 12,1%. Em todo o estado do Paraná a Renault perde para a GM (16,7%), mas fica com um honroso segundo lugar, com 13,7% de participação.
Não por acaso, Minas e Paraná são os estados preferidos pelas locadoras de veículos para fazer o licenciamento de sua frota, pois oferecem vantagem financeira: Minas Gerais, por exemplo, cobra apenas 1% de IPVA das locadoras, enquanto o proprietário comum paga 4% sobre o valor do carro. A Localiza e a Movida passaram a comprar HB20 para locação e ambas licenciam suas frotas em Belo Horizonte.
Veja abaixo o ranking de vendas de abril de 2016 em três capitais onde as três maiores fabricantes do mercado brasileiro foram ultrapassadas por marcas mais novas no Brasil:
• BELO HORIZONTE
1) Hyundai 19,5%
2) Fiat 15,7%
3) Renault 15,4%
4) GM 15,4%
5) Ford 10,2%
6) Volkswagen 9,3%
7) Nissan 4,2%
8) Toyota 2.9%
9) Honda 2.8%
10) Jeep 2,2%
CURITIBA
1) Renault 21,2%
2) GM 12,1%
3) Ford 10,9%
4) Volkswagen 10,9%
5) Fiat 8,2%
6) Toyota 6,8%
7) Hyundai 6,1%
8) Honda 5,9%
9) Nissan 4,6%
10) Jeep 2,5%
SÃO LUIZ
1) Renault 15,1%
2) Fiat 14,6%
3) Volks 13,8%
4) Toyota 12,6%
5) GM 11,1%
6) Hyundai 11,0%
7) Ford 7,9%
8) Honda 3,7%
9) Jeep 2,3%
10) Nissan 1,7%
Este artigo foi publicado originalmente na Agência Autoinforme
A Hyundai é a preferida dos consumidores da capital mineira. A empresa conquistou em abril 19,5% das vendas, quase quatro pontos a mais do que a segunda colocada, a Fiat, que ficou com 15,7%.
Belo Horizonte tem um retrato do mercado bem diferente do nacional. Além da liderança da Hyundai, a cidade tem a Renault como a terceira marca mais vendida e a líder nacional, a GM, fica apenas com o quarto lugar. A Volkswagen, terceira colocada no ranking brasileiro, é apenas a sexta na capital mineira. Já os japoneses perdem espaço em BH: ocupam a oitava (Toyota) e a nona posições (Honda), atrás da Nissan, que fica em sétimo lugar na cidade e é a nona nas vendas totais.
No Estado de Minas Gerais a Hyundai fica em terceiro, com 15,1%, atrás da líder Fiat (18,9%) e praticamente empatada com a GM, que tem 15,4%.
Embora tenha caído duas posições no ranking nacional (era a quinta colocada e hoje é a sétima), a Renault lidera em Curitiba e São Luis. A marca francesa conquistou 15,1% das vendas na capital maranhense em abril, deixando a Fiat (14,6%) e Volkswagen (13,8%) para trás, enquanto a GM, líder nacional, amarga uma modesta quinta posição na cidade.
Mas é em Curitiba que a Renault deita e rola. Tem quase o dobro de participação da segunda colocada: vendeu 1.094 na capital paranaense e ficou com 21,2% das vendas, bem distante da GM, segunda no ranking, que teve 12,1%. Em todo o estado do Paraná a Renault perde para a GM (16,7%), mas fica com um honroso segundo lugar, com 13,7% de participação.
Não por acaso, Minas e Paraná são os estados preferidos pelas locadoras de veículos para fazer o licenciamento de sua frota, pois oferecem vantagem financeira: Minas Gerais, por exemplo, cobra apenas 1% de IPVA das locadoras, enquanto o proprietário comum paga 4% sobre o valor do carro. A Localiza e a Movida passaram a comprar HB20 para locação e ambas licenciam suas frotas em Belo Horizonte.
Veja abaixo o ranking de vendas de abril de 2016 em três capitais onde as três maiores fabricantes do mercado brasileiro foram ultrapassadas por marcas mais novas no Brasil:
• BELO HORIZONTE
1) Hyundai 19,5%
2) Fiat 15,7%
3) Renault 15,4%
4) GM 15,4%
5) Ford 10,2%
6) Volkswagen 9,3%
7) Nissan 4,2%
8) Toyota 2.9%
9) Honda 2.8%
10) Jeep 2,2%
CURITIBA
1) Renault 21,2%
2) GM 12,1%
3) Ford 10,9%
4) Volkswagen 10,9%
5) Fiat 8,2%
6) Toyota 6,8%
7) Hyundai 6,1%
8) Honda 5,9%
9) Nissan 4,6%
10) Jeep 2,5%
SÃO LUIZ
1) Renault 15,1%
2) Fiat 14,6%
3) Volks 13,8%
4) Toyota 12,6%
5) GM 11,1%
6) Hyundai 11,0%
7) Ford 7,9%
8) Honda 3,7%
9) Jeep 2,3%
10) Nissan 1,7%
Este artigo foi publicado originalmente na Agência Autoinforme