Demanda global por viagens aéreas cresce 8,8% em 2016

aviao
A demanda global por viagens aéreas cresceu 8,8% em dezembro de 2016 na comparação com o mesmo mês de 2015, informou nessa quinta-feira (2) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). Já a oferta global por viagens aéreas avançou 6,6% em dezembro na comparação com o mesmo período de 2015. Assim, como a demanda cresceu em ritmo mais elevado do que a oferta, a taxa de ocupação das aeronaves melhorou e atingiu 80,6% em dezembro, uma alta de 1,6 ponto porcentual (p.p.) na base anual.
Separando por regiões, a Iata destaca que o maior aumento na taxa de ocupação global em dezembro ocorreu na Europa. O índice chegou a 80,6%, um crescimento de 2,5 p.p. na base anual, com a demanda avançando 10,7% e a oferta se expandindo em 7,2%. Por outro lado, a taxa de ocupação na América do Norte avançou apenas 0,1 p.p. em dezembro, para 83% (os aumentos na demanda e oferta foram de 3,1% e 3%, respectivamente).
O Brasil está na contramão desse processo. Por aqui, a demanda por voos aéreos comerciais teve queda de 7,5% no ano passado. Crise econômico e desemprego justificam o recuo.
Do O Tempo.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.