TOYOTA cria carro elétrico para idosos
Com velocidade máxima de 60km/h, Ultra-Compact BEV começa a ser comercializado no ano que vem.
No Japão, os idosos já passam de um quarto da população: 28,4% dos cidadãos do país tem 65 anos ou mais. E é com o olho nessa demografia que a Toyota revela o seu Ultra-Compact BEV. De acordo com Akihiro Yanaka, diretor de desenvolvimento da montadora, o Ultra-Compact BEV é a resposta a vontade da Toyota de criar uma solução de mobilidade que “possa apoiar a parcela da sociedade japonesa que está envelhecendo e fornecer liberdade de locomoção para as pessoas em todas as fases da vida ”.
O pequeno carro já está pronto para a produção e será apresentado para o público no salão do automóvel de Tóquio, que começa na próxima quarta, 23, e será comercializado no país em 2020.
O Ultra-Compact BEV foi pensado para percorrer curtas distâncias ao mesmo tempo que não impacta o meio ambiente e não ocupa tanto espaço nas já superlotadas vias. Ele tem apenas dois assentos e não passa dos 60 km/h. Sua autonomia é de 100 km.
O lançamento é acompanhado por um novo modelo de negócios da Toyota, que procura resolver alguns gargalos do crescimento da adoção de carros elétricos pela população. Ele inclui iniciativas que cobrem todo o ciclo de vida da bateria, indo da fabricação à reciclagem. Outros serviços, como estações de recarga, também estão nos planos da montadora.