Localiza aproveitará baixo endividamento para acelerar renovação da frota, diz presidente

A oferta de veículos novos diminuiu com a pandemia e obrigou locadoras a ficar mais tempo com os carros

O presidente da Localiza, Bruno Lasansky, disse que a empresa usará do seu baixo endividamento para acelerar o processo de renovação de frota do grupo. A oferta de veículos novos se tornou escassa com a pandemia, que atrapalhou a cadeia produtiva. E obrigou locadoras a ficar mais tempo com os carros. O executivo participou de evento, nesta segunda-feira, na B3, para celebrar união dos negócios com a Unidas. Primeira e segunda maiores locadoras do Brasil.

“A empresa entra nesse ciclo com o menor índice de endividamento. O que nos permite ter combustível para crescer. Continuamos ‘triple A’ nas principais agências, E temos vantagem competitiva em termos de custo de dinheiro em um momento que capital é oneroso”, disse o executivo, em conversa com o Valor, após o evento.

A empresa manteve no primeiro trimestre deste ano o indicador dívida líquida sobre Ebitda em 2 vezes. Contra 3 vezes no fim de 2019. Sinalizando assim fôlego para ampliar o endividamento e acelerar o processo de crescimento. Considerando também a frota da Unidas, que foi incorporada, a empresa saltou de 293 mil veículos para 445 mil.

Lasansky reconheceu que as montadoras ainda enfrentam desafios para a produção de veículos. Mas o cenário tem melhorado, com as entregas no segundo trimestre bastante acima do primeiro trimestre deste ano.

Idade média da frota

A Localiza viu a idade média de sua frota saltar de 12,6 meses no primeiro trimestre de 2021 para 16,7 meses nos primeiros três meses deste ano. Antes da pandemia, as principais locadoras do país mantinham sua frota com idade média na casa de 7 meses. A estratégia é ganhar clientes no aluguel de carros (RAC) com veículos mais novos e reduzir custos com manutenção.

O executivo destacou ainda que a empresa vai avaliar todas as formas disponíveis de financiamento para o seu crescimento. “Emissões de novos títulos, ou eventualmente, no futuro, follow on. Mas não agora”, disse.

Eugênio Mattar, presidente do conselho de administração, e Luis Porto, vice-presidente do colegiado, também participaram do evento.

“Hoje é uma data histórica para a Localiza. União de duas excelentes empresas formando uma das maiores e mais completas plataformas de mobilidade no mundo. Isso abre para a gente um leque de oportunidades e banco de talento para enfrentar os novos desafios”, disse Mattar.

O negócio entre Unidas e Localiza deslanchou depois da chegada da gestora de fundos Brookfield, em junho, como a compradora dos ativos a serem vendidos. A venda de parte dos ativos — 49 mil carros da frota e a marca Unidas — foi uma exigência do Cade para chancelar a incorporação. A Brookfield controla a locadora Ouro Verde. As ações da nova Localiza passaram a ser negociadas no início de julho após todas as aprovações.

 

Fonte: valor.globo.com

Acelerar renovação da frota

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.