Passo a passo para ter um atendimento ao cliente excepcional
Muitos acreditam que um bom produto ou serviço em conjunto com a estratégia de marketing perfeita já são fatores suficientes para que uma empresa atinja o sucesso. Porém, mais do que esses aspectos, o atendimento ao cliente é o que faz uma empresa se destacar da concorrência.
Por isso, é essencial que o empresário se preocupe em desenvolver estratégias que engajem os funcionários para que eles também prezem por um atendimento ao cliente exemplar. Para criar um bom planejamento, é essencial ter 6 coisas em mente:
1. O funcionário deve conhecer a fundo todo o funcionamento e características dos produtos ou serviços que a empresa oferece. Dessa forma, você evita que exista divergência de informações entre eles e o cliente sente segurança ao lidar com os seus vendedores.
2. Só se comprometa com prazos que você sabe que poderá cumprir. Jamais prometa entregar alguma coisa sendo que é um período muito curto. Você pode até perder a venda, mas não estará enganando nenhum dos seus clientes e manterá sua reputação limpa.
3. Evite deixar o cliente esperar por muito tempo. Mesmo que o processo seja demorado, peça para que ele tenha paciência e sempre dê o posicionamento da situação.
4. Busque por identificação com o cliente. Seus vendedores não precisam ser os melhores amigos dos clientes, mas é essencial que eles demonstrem empatia e vontade de resolver os seus problemas.
5. Nada é perda de tempo. Se o cliente está demorando muito para tomar uma decisão, o seu funcionário jamais deve perder a paciência: ele precisa se manter solícito, respondendo todas as dúvidas e realizando as demonstrações necessárias.
6. Evite a linguagem muito formal e técnica, principalmente com produtos e serviços que estejam diretamente ligados ao mundo jovem. Nem todos os seus clientes têm o mesmo conhecimento que você, por isso, desenvolva uma linguagem acessível, mas que não passe informalidade demais.
Você e seus funcionários devem ter sempre esses aspectos em mente. Dessa forma, o atendimento ao cliente se diferenciará de toda a concorrência e, além de fidelizar clientes, poderá atrair novos consumidores.
Fonte: Portal do Empreendedor do Santander