Alta da taxa Selic traz vantagem ao carro por assinatura
Alan Lewkowicz*
A Taxa de juros divulgada no último mês no relatório da B3, Relatório de FEV23, aponta que a taxa para aquisição de um carro novo foi de 2,15% em JAN23, fora IOF e demais tarifas bancárias para financiamento.
De outro lado, um estudo do Banco BTG do ano passado, ainda com uma taxa média menor que a atual apontou que a economia média ao assinar um carro ao invés de comprar financiado foi de 40% dentre os 8 modelos analisados de diversas categorias.
A assinatura tem sido de fato tão vantajosa financeiramente que verificamos no mercado ofertas que custam mensalmente até 1,8% do valor do carro, ou seja, a assinatura que contempla tudo (manutenção, IPVA, Seguro, Depreciação) está custando mais barata do que somente o juros do financiamento.
Não se trata mais de opinião ou modismos, mas de fato assinar um carro é mais vantajoso do que financiá-lo, assim com a taxa Selic alta, fixada em 13,75% desde agosto de 2022, alienar um carro ao banco – principalmente a longo prazo – pode significar um péssimo negócio.
Porém, ainda, por falta de conhecimento de novas alternativas no mercado, muitos compradores agem por impulso, sem fazer as contas de tudo que vem de carona com a compra de um veículo. No caso dos novos, automaticamente, já há uma desvalorização a partir do momento que o veículo sai da concessionária.
Portanto, não precisa, necessariamente, uma ampla análise de mercado.
Há opções inteligentes na praça que permitem ao motorista ter um carro mas não ter a burocracia que vem no banco do passageiro. O carro por assinatura é uma modalidade de aquisição onde paga-se um valor mensal por um período pré-estabelecido, e as taxas, tributos, seguro e manutenções são por conta da locadora. Fazer essas contas vai permitir uma nova experiência de consumo automotivo.
*Administrador de empresas há mais de 17 anos no mercado automotivo
Fonte: Jornal do Comércio – RS
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