BRQ investe cerca de R$ 1M em startup
A BRQ Digital Solutions, provedora de serviços de tecnologia da informação, anuncia mais um aporte estratégico por meio do seu centro de inovação Innovation Hub. A companhia investiu US$ 200 mil (cerca de R$ 1 milhão) por 4% da Kobana, startup de open finance que automatiza o fluxo financeiro de empresas.
Segundo Armandina Formoso, head do Innovation Hub BRQ, o investimento na Kobana reflete a visão da BRQ em impulsionar a inovação e fortalecer sua posição no mercado financeiro, ao mesmo tempo em que cria oportunidades para startups promissoras crescerem.
Na prática, a Kobana conecta os ERPs das grandes empresas com os bancos e bureau de créditos, com automatizações de ponta. A startup facilita o meio de campo entre o banco e as empresas com grandes volumes de transações financeiras, otimizando fluxos financeiros em tempo real. Dentre seus 300 clientes estão empresas como RD Station, Alesta e Solfácil.
Investimentos em inovação
Desde 2016, quando criou o Innovation Hub, a BRQ tem investido seus esforços para acelerar a inovação de clientes e áreas de negócios a partir de aportes, parcerias e intraempreendedorismo. Até agora, 12 startups (incluindo fintechs e agritechs) já foram investidas pela companhia de TI. Os próximos alvos, ainda de acordo com Armandina, serão startups de segurança.
Ao longo de sua trajetória, o Innovation Hub já aportou em empresas como a Payface, solução de pagamento instantâneo utilizando a face; a iUPay, fintech de soluções de pagamentos. E também na Easy Carros, último investimento feito no ano passado, que ajuda pequenas e médias locadoras a serem mais competitivas e digitais.
Segundo o mais recente balanço financeiro referente ao terceiro trimestre, a BRQ atingiu R$ 504 milhões em receita líquida no período. Esse valor foi 9,1% inferior à reportada no mesmo trimestre de 2022, principalmente devido a retração em serviços tradicionais nos clientes da base, enquanto seu lucro bruto chegou aos R$ 179 milhões. Questionada sobre a projeção de ganhos para 2023, a empresa preferiu não revelar os números.