Bem-vinda, Amazon!

Bem-vinda, Amazon! O Grande Dia do e-Commerce para o Mercado Automotivo chegou.

Por Fernando Saddi, fundador e CEO da Easy Carros

Quando a gigante do e-Commerce dá um passo, todo mundo olha – e muitos seguem.

Com 310 milhões de pessoas acessando a Amazon, qualquer um vai querer uma vitrine dessas. Mas o que a Amazon vai fazer diferente de outros players que já existem online?

 

O mercado automotivo está em plena transformação, e a entrada da Amazon na venda de carros online (Amazon Autos) pode ser um divisor de águas. Para quem ainda não viu, o modelo da Amazon promete algo revolucionário: preço transparente, sem necessidade de negociação, com todos os impostos e taxas inclusos e todo processo – incluindo financiamento e entrega. Em outras palavras, o preço que você vê é o que você paga. Isso tem potencial para redefinir a jornada do consumidor e as expectativas no setor.

No Brasil, temos grandes players como Kavak.com, iCarros Itaú e Webmotors, e até o Mercado Livre que deu esses passos com montadoras nos últimos anos. Mas o que podemos aprender com esse movimento global da Amazon?

Algumas reflexões para o mercado brasileiro:
  1. Experiência do cliente é tudo: O consumidor moderno quer agilidade e simplicidade. Eliminar fricções, como negociações ou taxas ocultas, pode ser o próximo grande diferencial competitivo para vendas de carros novos ou seminovos, para concessionários, locadoras e marketplaces locais.
  2. Transparência como diferencial: O movimento da Amazon destaca como a transparência pode ser um fator decisivo na escolha do cliente. No Brasil, players como Webmotors e Kavak já estão se movendo nessa direção, mas ainda há espaço para simplificar e digitalizar ainda mais o processo de compra e aluguel.
  3. O Mercado Automotivo é um dos maiores mercados em TAM (Total Addressable Market), e por isso muito interessante para todo mundo do online. Mas, como nós já sabemos, também tem suas complexidades – a Amazon já vende basicamente tudo, mas demorou para achar o modelo certo para entrar e vender online. E você as vezes achando que “é só colocar um site no ar” não é mesmo?
Como os players brasileiros podem antecipar essa tendência e se posicionar à frente?

Essa é uma oportunidade para locadoras, marketplaces e automakers locais pensarem além do modelo tradicional. Afinal, o mercado automotivo está mudando rapidamente, e quem não se adaptar, ficará para trás.

Nós estamos buscando inovar nesse sentido com nosso produto de venda de Seminovos para locadoras na Easy Carros, indo muito além do que portais e players tradicionais fazem.

Comentário final: A Easy Carros está sempre disponível para escutar e aprender com vocês. Comentem na matéria do Blog das Locadoras de Veículos ou mandem mensagem para o Linkedin de Fernando Saddi 

📣 Qual a opinião dos leitores? A transparência total e a experiência, sem entraves,  são o futuro do mercado automotivo brasileiro?

 

Imagem: reprodução site Amazon Auto

 

Bem vinda, Amazon! O Grande Dia do e-Commerce para o Mercado Automotivo chegou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress