Mercado automotivo de 2024
Mercado automotivo de 2024
Locadoras impulsionaram vendas de veículos, saltando de 578 mil unidades em 2023 para 649 mil em 2024, e foram cruciais para os volumes do último trimestre, renovando suas frotas.
Análise do mercado automotivo de 2024 – Bright Consulting
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Bom crescimento, grande evolução no volume dos eletrificados e consolidação de SUVs e picapes marcaram o ano
As vendas do mercado de automóveis e comerciais leves em 2024 totalizaram 2,48 milhões de unidades, crescimento de 14,0% sobre 2023, mas ainda 7,0% inferior aos 2,67 milhões de emplacamentos em 2019, ano anterior à pandemia. A expectativa da Bright Consulting é que esse número fique muito próximo de ser alcançado durante 2025.
45% dessas vendas aconteceram de forma direta, com as montadoras faturando diretamente aos clientes que se consistem em empresas de diversos portes, diplomatas, taxistas, produtores rurais, portadores de deficiência, governo e locadoras. As compras das locadoras passaram de 578 mil em 2023 para 649 mil unidades em 2024 e foram responsáveis pelos excepcionais volumes do último trimestre onde complementaram a renovação de suas frotas. O detalhamento da participação de mercado e da proporção de vendas diretas de cada marca segue na tabela abaixo, extraída do Daily Dashboard da plataforma AutoDash:
Crescimentos pequenos, mas importantes, para poucas empresas, num cenário em que a BYD e a GWM tiveram grandes evoluções.
A participação de marcas chinesas passou de 2,8% em 2023 para 6,7% em 2024 e deverá alcançar 10% até 2027. Por outro lado, GM e Jeep sofreram mais que as demais marcas e perderam participação. O miolo do ranking brasileiro também se alterou, com a Hyundai ultrapassando a Toyota e a Renault ultrapassando a Jeep,
A segmentação do mercado continua rumando para SUVs e picapes, com redução de hatchbacks e sedans. As picapes cabine dupla se consolidam como uma alternativa para clientes de SUVs que desejam experimentar algum veículo diferente após 4-5 compras no mesmo segmento. Veja abaixo:
Outra evolução notável foi dos eletrificados, que alcançaram 7% das vendas totais no ano e 8,8% das vendas de dezembro, enquanto detinham apenas 4,3% na média de 2023:
A tecnologia líder, que havia sido a HEV em 2023, ficou dividida entre BEV e PHEV durante 2024 com rápido crescimento dos MHEV e liquidação de estoque PHEV no fim do ano. Aumentaram os veículos movidos a gasolina devido ao aumento das importações, principalmente nos híbridos, enquanto não se reduziu a parcela dos veículos movidos a diesel, mesmo com o alto custo do combustível. Esse panorama deverá se modificar em 2025 com maior presença dos híbridos leves, de baixo custo e que prometem 5 a 10% de economia de combustível – até 2027 essa tecnologia vai ultrapassar 25% das vendas totais.
Devido ao aumento na taxa de juros, dos custos fixos incrementais devido à regulação e pela redução no índice de confiança do consumidor brasileiro, o crescimento das vendas de automóveis e comerciais leves projetado pela Bright Consulting leva a 2,64 milhões de veículos, crescimento de 6,4% versus 2024. Se esses fatores passarem por uma inflexão favorável, poderemos ter volumes maiores e ultrapassar 2019. A torcida permanece.