ConectCar anuncia estudo inédito sobre adesão do Free Flow
ConectCar anuncia estudo inédito sobre adesão do Free Flow no Brasil
Levantamento da operadora de pagamento automático mostra que 10% dos usuários da tag já utilizaram o pedágio eletrônico, economizando 296 mil horas; Rio de Janeiro lidera em passagens
Há cerca de dois anos desde o início da operação do pedágio eletrônico (Free Flow) no Brasil, em março de 2023, o sistema já se expandiu para sete rodovias em quatro estados do país, sendo eles Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Como um dos principais players de pagamento automático para mobilidade, a ConectCar acompanha de perto essa evolução, monitorando a adesão e o fluxo dos motoristas em sua base de clientes.
Como parte desse compromisso, a empresa realizou um levantamento inédito sobre o Free Flow, detalhando o impacto da tecnologia.
Com mais de 3,6 milhões de tags habilitadas no país, a ConectCar identificou que 10% da sua base de usuários já passaram pelos pórticos do Free Flow pelo menos uma vez desde a primeira implementação, provando que o sistema já está presente na vida de diversos brasileiros. Entre esses motoristas, a média foi de nove passagens desde 2023. No total, a economia de tempo registrada nas passagens pelos pedágios sem cancelas com o uso da tag ConectCar ultrapassou 296 mil horas, em comparação ao pagamento manual nas praças de pedágio convencionais. Em um cenário hipotético, esse tempo seria suficiente para percorrer o equivalente a 33 voltas completas ao redor da Terra de carro, considerando uma velocidade média de 37 km/h.
“Na ConectCar, acreditamos no potencial transformador do Free Flow para a mobilidade dos brasileiros. Essa convicção nos motivou a realizar este estudo em parceria com nossas equipes, cujo levantamento evidencia essa evolução. O sistema tem o poder de simplificar muito a forma de viajar, proporcionando mais economia de tempo e fluidez no trânsito das rodovias do país”, comenta o head de Dados, Marketing e CRM da ConectCar, Daniel Frankenstein.
O diretor de Negócios e Produtos da ConectCar, Newton Ferrer, também destaca que:
“Os benefícios do pedágio eletrônico são inúmeros, tanto para a população quanto para o ecossistema de mobilidade e é válido destacar isso em um estudo proprietário como esse. Estamos entusiasmados com o progresso dessa tecnologia, especialmente com a proximidade do início das operações dos novos pórticos na Via Dutra, previsto para este ano, e focamos em trabalhar ativamente para atender esse avanço”.
A expansão do Free Flow no país também acompanha o crescimento de 33% na adesão das tags de pagamento automático, somando mais de 12 milhões de veículos equipados com o dispositivo no final de 2024, de acordo com a Abepam. Esse avanço também se reflete na base de clientes da ConectCar, especialmente após a instalação do pórtico no Contorno Sul da Tamoios (Km 13,5), trecho que conecta Caraguatatuba a São Sebastião. Desde a implantação, o volume de novos usuários da tag em Caraguatatuba, onde o Free Flow já está em operação, foi três vezes maior que em Ubatuba, região que ainda não conta com o sistema.
E onde estão concentradas as passagens pelo Free Flow?
Em dezembro de 2024, metade das passagens dos clientes no sistema de pedágio eletrônico (50%) ocorreu no Rio de Janeiro, impulsionado pelo primeiro pórtico instalado no país, localizado na rodovia Rio-Santos. O segundo estado com maior volume de viagens pelo Free Flow foi São Paulo, representando 38% do total. As rodovias com maior fluxo de passagens no pedágio eletrônico foram a SP-333 (39%) e a BR-101 (33%), operadas, respectivamente, pelas concessionárias EcoNoroeste e CCR Rio-SP. Além disso, ainda no final do ano passado, estima-se que tenham sido economizadas quase 60 mil horas com a tag ConectCar e o pedágio sem cancelas. Parte desse resultado se deve ao fato que em dezembro apresentou cerca de 20% do volume total de passagens em pedágios sem cancelas, somando-se ao advento das implantações dos novos pórticos de pedágio eletrônico.
Fundada em 2012, em um mercado que até então era atendido por uma única marca, a ConectCar tornou-se uma das principais empresas de meio de pagamento automático para mobilidade do Brasil de lá pra cá, operando as conhecidas tags de pagamento automático. A empresa, que tem como acionistas o Itaú e a Porto, proporciona um trajeto mais fluido e prático aos seus clientes, permitindo com que as pessoas ganhem tempo por não precisarem ficar em filas para efetuar pagamentos.
A ConectCar está presente em 100% das rodovias pedagiadas, em todos os pórticos já instalados do Free Flow e em mais de mil estacionamentos por todo o Brasil, com e sem cancela, como shoppings, aeroportos, parques, hospitais, etc. Integrante da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (ABEPAM), a companhia está alinhada à missão da entidade de contribuir com a agenda pública de mobilidade do país. Com planos para pessoas físicas e jurídicas, a ConectCar comercializa sua tag em sua loja virtual, e é responsável pela tecnologia presente na Tag Itaú, Tag Porto Bank, Tag Ultrapasse (do Mercado Pago), Tag de Pagamento nos carros da Localiza e nas tags de muitas outras empresas parceiras.
Mais recentemente, a tag ConectCar também passou a estar disponível para aquisição em lojas AmPm. Em 2023, a companhia foi vencedora na categoria Meios de Pagamento de Mobilidade do Prêmio Consumidor Moderno e em 2024, conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o primeiro lugar no segmento Pagamentos – liberação de cancelas do Ranking MESC (Instituto Melhores Empresas em Satisfação do Cliente). Para saber mais, acesse conectcar.com.br.
ConectCar anuncia estudo inédito sobre adesão do Free Flow no Brasil