Financiamento de veículos deve se manter aquecido em 2025
Financiamento de veículos deve se manter aquecido em 2025, dizem especialistas
Com emprego em alta, inadimplência em queda e expansão do crédito, expectativas para 2025 são otimistas
Em 2024, o mercado automotivo brasileiro cresceu 14%, superando a média global de 2% nas vendas de veículos zero-quilômetro. Esse avanço se deve, em grande parte, ao acesso facilitado ao financiamento. Segundo a Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), 46% das compras de veículos leves no ano passado foram financiadas, totalizando R$ 272,7 bilhões em crédito concedido.
O número de veículos financiados aumentou mais de 30% em relação a 2023, de acordo com a B3, responsável pelo registro de gravames no país. De janeiro a novembro de 2024, as novas concessões de financiamentos somaram R$ 192,2 bilhões, um crescimento de 24,4% em comparação com o mesmo período de 2023.
Dados do Banco Central e da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) indicam uma expansão contínua no crédito para veículos. Em janeiro de 2024, foram registradas cerca de 680 mil operações, número que subiu para aproximadamente 750 mil em janeiro de 2025.
Dinheiro no bolso e crédito na praça
A crescente concorrência no setor tem impulsionado as compras financiadas. “Muitas montadoras, em parceria com suas concessionárias, têm facilitado a concessão de crédito, oferecendo entrada reduzida, prazos estendidos, parcelas flexíveis, programas de recompra e até juros zerados para alguns modelos”, avalia o professor de Carteira de Investimentos e Sistema Financeiro Nacional dos cursos de pós-graduação da PUC-PR, Raphael Cordeiro. Segundo ele, essas condições tornam o financiamento a opção mais atraente para o consumidor.
As facilidades oferecidas também contribuem para a redução da inadimplência. De acordo com a Anef, a taxa caiu 0,3 ponto percentual entre pessoas físicas e 0,7 ponto percentual entre pessoas jurídicas. “Isso ocorre porque o veículo financiado serve como garantia, tornando o devedor mais propenso a manter os pagamentos em dia para evitar a perda do bem — o que diferencia essa dívida das do cartão de crédito e do cheque especial”, explica Cordeiro.
Previsões otimistas para 2025
O presidente da Anef, Paulo Noman, destaca que este será um ano desafiador devido à alta dos juros. “Temos que trabalhar com criatividade: oferecer soluções personalizadas, prazos mais flexíveis e pagamentos residuais no final do contrato, como já temos feito”, comenta. A Anef projeta um aumento de 8,5% nos recursos liberados, atingindo R$ 297 bilhões.
O vice-presidente da Tecnobank, Luís Otávio Matias, ressalta que a alta da Selic encarece o crédito e reduz o interesse pelo financiamento, mas não é o único fator determinante para o mercado. Segundo Matias, a taxa de desemprego deve fechar 2025 na faixa dos 6%, o menor índice em anos, refletindo maior renda disponível.
“Com a inadimplência em patamar historicamente baixo, temos um cenário favorável para a continuidade do crescimento do setor”, completa Matias. A confiança no emprego incentiva a tomada de crédito, enquanto a baixa inadimplência fortalece a concessão crédito para financiamento de veículos.
Outro fator que pode reduzir os juros é a Lei Federal 14.711/23 conhecida como Marco Legal das Garantias. A regulamentação, que fortalece a segurança dos financiamentos, impulsionou as concessões de crédito em 2024. Seu efeito completo, no entanto, deve se estender por 2025, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Matias projeta uma expansão no crédito para financiamento de veículos em torno de 12% para pessoas físicas.
“A combinação de emprego, crédito e baixa inadimplência deve manter o mercado aquecido em 2025. Além disso, há demanda reprimida e capacidade de produção suficiente para atendê-la. Uma pesquisa da Webmotors revelou que 68% dos brasileiros pretendem comprar ou trocar de carro neste ano, e 37% planejam fazê-lo já no primeiro semestre.
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