Brasileiros confiam cada vez mais nos carros chineses
Brasileiros confiam cada vez mais nos carros chineses – e há bons motivos para isso
*Por Filippo Vidal, Sócio e Diretor na FutureBrand São Paulo
A relevância conquistada pelas marcas chinesas na indústria automotiva brasileira é uma realidade. De acordo com o recente estudo da Webmotors Autoinsights, o interesse dos clientes brasileiros por esses veículos cresceu mais de 50% entre março de 2024 e o mesmo período de 2025. A análise se baseia no comportamento dos usuários da plataforma, que facilita a compra e venda de carros. Um exemplo desse momento é a BYD, que em 2024 acumulou mais de 76 mil automóveis emplacados, um crescimento de 327,68% em relação aos 17.937 registrados em 2023. E em 2025, de acordo com a Fenabrave, provavelmente não será diferente. Só em janeiro de 2025 a marca registrou 6.487 emplacamentos, atingindo a 8ª posição no ranking das montadoras mais vendidas no mês.
É indiscutível que o momento é transformador. E especialmente instigante para quem, como eu, é apaixonado pelo mundo do branding e pelo universo automotivo. O setor vem sendo desafiado pelas novas companhias entrantes, que oferecem veículos eletrificados com alta tecnologia embarcada. Consequentemente, pela primeira vez, o consumidor brasileiro está tendo acesso a experiências automobilísticas mais sofisticadas, antes reservadas às empresas premium do mercado.
Brasileiros confiam cada vez mais nos carros chineses
Para ganhar cada vez mais a confiança dos brasileiros, as companhias chinesas devem focar em 4 pilares principais:
1. Marca como sinônimo de lifestyle
É necessário transformar a origem chinesa em uma experiência que encante o público brasileiro. Tropicalizar o posicionamento e a oferta é crucial para gerar uma conexão profunda e duradoura. A GWM, por exemplo, quando chegou ao Brasil, em 2021, teve que repensar quase tudo do zero. Apesar de os carros atualmente serem importados da China, tudo foi adaptado para o Brasil, escutando o consumidor e se configurando a partir dele, desde a experiência até a adaptação dos carros. As marcas precisam ser únicas e tocar o consumidor de forma memorável ao longo de toda a jornada de experiência, criando um lifestyle inspirador e que converse com a cultura local.
2. Qualidade como premissa básica
Apostar em qualidade superior é mandatório para companhias mais jovens que querem conquistar o público brasileiro, que tende a ser fiel às japonesas consideradas referência nesse aspecto. O sucesso da BYD e da GWM no Brasil prova isso e reforça a tese de que o consumidor brasileiro é aberto à inovação e curioso com tudo que é novidade. Se as marcas chinesas forem capazes de atrair pela inspiração e tiverem a qualidade superior como ponto de partida de toda experiência que proporcionam, estarão no bom caminho.
3. Tecnologia de ponta e dados para conhecer o consumidor
Desde baterias cada vez mais evoluídas e seguras até a tecnologia embarcada no carro, as marcas chinesas têm um fator competitivo que não podem perder. Tecnologia é fonte de dados, o que permite conhecer a fundo cada cliente, seu comportamento de uso e suas necessidades. Com a rápida evolução da inteligência artificial (IA) em larga escala, a indústria automotiva chinesa está ativamente adotando essa tecnologia em seus carros e acelerando a evolução da direção assistida avançada em direção à autonomia total. As montadoras chinesas chegaram como provedoras de smart tech, lançando novas tecnologias em ritmo acelerado para impulsionar atualizações em todo o setor e permanecer à frente na competição global.
A BYD, por exemplo, revelou no início deste ano sua tecnologia que permitirá atingir velocidades máximas de carregamento de 1.000 quilowatts. Será a velocidade de carregamento mais rápida do mundo para produção em massa, permitindo uma carga de 5 minutos para 400 quilômetros de alcance.
4. Pós-venda para impulsionar a experiência
Mais uma vez, dados podem elevar a capacidade de proporcionar uma jornada de experiência além do esperado em termos de atendimento, peças e manutenção. Em um mercado que sempre foi majoritariamente transacional, fazer a diferença no always-on será um fator-chave para ganhar relevância e a confiança do brasileiro. Desde plataformas de vendas online, showrooms de realidade virtual, até chatbots de atendimento orientados por IA e Big Data, a tecnologia está simplificando as operações e melhorando a experiência de compra.
Além disso, a digitalização está aprimorando as ferramentas online para agendamento de test drives, simulação de financiamentos e até mesmo a conclusão de transações.
Filippo Vidal, diretor e sócio da FutureBrand São Paulo
Crédito: Pedro Saad
*Filippo Vidal, nascido e criado na Itália. Construiu uma extensa carreira internacional, vivendo em países como África do Sul, China, Espanha e agora no Brasil. Chegou na FutureBrand São Paulo, em 2018, trazendo um olhar estratégico para projetos locais e internacionais. Em 2020, nomearam-no diretor. Responsável por aprimorar a conexão da consultoria com os outros escritórios da FutureBrand ao redor do mundo. Além disso, liderando o processo de internacionalização de diversas marcas nacionais e internacionais.
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