Localiza reduz até 19 horas de trabalho por mês
Localiza reduz até 19 horas de trabalho por mês com uso do Copilot
A Localiza&Co tem avançado no uso da inteligência artificial generativa para impulsionar a produtividade dos colaboradores. Desde 2023, a empresa utiliza o Copilot para Microsoft 365 e já colhe resultados significativos.
Com a adoção da ferramenta, a companhia conseguiu reduzir entre 8,3 e 19 horas de trabalho por colaborador a cada mês.
A decisão de integrar o Copilot surgiu da busca por mais eficiência nas rotinas do dia a dia. Segundo Denys Damm, responsável por End-User em Tecnologia da Informação na Localiza&Co, a escolha foi estratégica. “Como toda a nossa base está no Microsoft 365, fazia total sentido adotar o Copilot para potencializar a produtividade dos colaboradores”, afirma.
Inicialmente, a Localiza&Co adquiriu 300 licenças e enfrentou desafios comuns a muitas empresas que adotam novas tecnologias: aprender a usar a ferramenta de forma eficiente. Para lidar com isso, a empresa investiu em treinamentos e promoveu hackathons, incentivando a criação de bons prompts — essenciais para obter resultados relevantes com o Copilot.
Além do treinamento, a empresa implementou uma metodologia para mensurar os impactos da ferramenta.
Com o apoio do Microsoft Viva Insights, foi possível identificar ganhos concretos na produtividade e na qualidade das entregas. Entre os usuários mais engajados, chamados de heavy-users, a produtividade aumentou 10,6%. A média geral de aumento foi de 4,5%.
Os dados também revelam que 50% dos participantes são top-users, 17% são heavy-users, 24% usam moderadamente e apenas 8% utilizam pouco a ferramenta. Se a empresa removesse o Copilot do ambiente de trabalho, a maioria dos usuários sentiria falta da ferramenta.
Com base nos resultados, a Localiza&Co criou uma fila de espera para novos interessados e passou a substituir mensalmente os colaboradores com baixo uso da solução. A empresa também revisou a atuação dos chamados champions, que agora são escolhidos com base em casos de uso que possam ser replicados em diversas áreas da companhia.
A segunda onda de adoção do Copilot mostrou crescimento no uso, especialmente por especialistas e líderes.
As ferramentas mais utilizadas foram o Microsoft Teams e o Microsoft 365 Chat. Ao analisar os resultados, a Localiza&Co estima que, com a ampliação do uso, a economia de tempo possa chegar a 25 horas por mês para os colaboradores mais engajados.
“A partir do momento em que conseguimos tangibilizar os ganhos em produtividade, podemos escalonar de forma corporativa e proporcionar diferencial tecnológico competitivo ao negócio da companhia”, conclui Denys Damm.
Fonte: microsoft.com
Localiza reduz até 19 horas de trabalho por mês com uso do Copilot