Bosch: 30 anos do Programa de Controle de Estabilidade

Bosch: 30 anos do Programa de Controle de Estabilidade. Tecnologia criada pela Bosch evolui e segue moldando o futuro da mobilidade

Bosch anuncia nacionalização de uma etapa da produção do ESP® na planta de Campinas/SP, a partir de 2026. Além dos 30 anos de criação do ESP®, empresa comemora a marca de 15 milhões de itens fabricados no Brasil.

O Programa de Controle de Estabilidade (ESP®) é a tecnologia que mais salva vidas depois do cinto de segurança. Desenvolvido pela Bosch, o ESP® completa 30 anos em 2025 e continua sendo um grande aliado dos motoristas na prevenção de acidentes. Neste mesmo ano, a empresa está comemorando também a marca de 15 milhões de ABS/ESP® produzidas no Brasil, e a partir de 2026, mais um passo importante será dado: a nacionalização da produção da unidade de controle eletrônico (ECU) do ESP® na planta de Campinas (SP).

Pesquisas realizadas pela Bosch estimam que o ESP® pode reduzir em até 80% os acidentes causados por derrapagens, especialmente em situações como curvas acentuadas, desvios bruscos ou pisos escorregadios e desde o início de 2024, esse ele se tornou item obrigatório de série em veículos produzidos no Brasil.

O ESP® trabalha em conjunto com os freios ABS e o controle de tração para frear as rodas individualmente.

Ainda mais, a solução utiliza sensores e controladores para detectar comandos não coordenados entre motorista e veículo. Se a direção do carro e a do condutor divergem, a tecnologia reduz o torque do motor, corrige a rota, evitando a derrapagem e, consequentemente, acidentes.

Evolução constante

Ao passar de três décadas, o sistema vem ganhando novas funcionalidades que acompanham as demandas dos novos tempos. Além de se manter como um grande aliado da segurança veicular, passou a figurar como componente central de funções de conforto e desempenho.

O ESP® é capaz de corrigir automaticamente o comportamento do veículo com base em diferentes condições de estabilidade. Leva em conta fatores como o peso do carro, o modo de condução e até mesmo pistas escorregadias — identificadas, por exemplo, pelo acionamento do limpador de para-brisa. O que antes era apenas uma combinação entre frenagem e o sistema ABS, hoje evoluiu para uma tecnologia que personaliza a experiência de condução, E contribui diretamente para a segurança do motorista e dos passageiros.

Tudo isso, torna o ESP® uma das tecnologias que mais contribui para a segurança do trânsito – tema central da Campanha 2025 do movimento Maio Amarelo, sob o mote: “Mobilidade Humana, Falha Humana”.

O objetivo é coordenar ações de conscientização e jogar luz a pautas importantes de segurança viária, mobilizando toda a sociedade civil, entidades de classe, associações e poder público.

“O Maio Amarelo é uma grande oportunidade de debatermos sobre mobilidade segura e o ESP® é sinônimo de uma tecnologia que salva vidas. Essa solução continua em constante evolução, sem abandonar seu DNA original. Seguimos trabalhando em novas funções de integração, como por exemplo, com sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) para garantir maior conforto, personalização e desempenho que se adaptem a um novo modo de condução. O ESP® está diretamente ligado ao futuro mais conectado, seguro e sustentável”, afirma Thiago Bastos, Vice Presidente da divisão Vehicle Motion da Bosch América Latina.

ESP® em números

Lançada pela primeira vez em 1995, esta tecnologia foi inicialmente aplicada em sedãs de luxo e desde então se tornou um item aplicado em praticamente todos os veículos. Pesquisadores de acidentes da Bosch calculam que o sistema salvou mais de 22 mil vidas apenas na União Europeia e no Reino Unido nas últimas três décadas, além de ter evitado quase 750 mil acidentes com vítimas. Essas estatísticas impressionantes ressaltam o quanto o ESP® se tornou indispensável como sistema de segurança nos veículos modernos.

Com mais de 70 anos de história no Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 10 mil colaboradores. Registrou, em 2024, um faturamento líquido de R$ 8,4 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os segmentos da Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina contribuíram para gerar um faturamento de 10,8 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas.

Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 417.900 colaboradores em todo o mundo (31/12/2024) e gerou vendas de 90,5 bilhões de euros em 2024. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios. São eles: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade. Além de uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez.

A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar.

Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 86.900 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento. Cerca de 48.000 são engenheiros de software.

Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Bosch: 30 anos do Programa de Controle de Estabilidade.

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