Edenred Brasil reduz suas emissões diretas em 48,6%
Edenred Brasil reduz suas emissões diretas em 48,6% e mobiliza mais de 5.800 horas de voluntariado em 2024
Relatório de Sustentabilidade da marca destaca avanços ambientais, sociais e de inovação
A Edenred Brasil, plataforma digital líder em serviços e meios de pagamento e detentora das marcas Ticket, Edenred Ticket Log, Edenred Repom, PagBem, Taggy, Edenred Pay e Punto, divulgou seu Relatório Anual de Sustentabilidade 2024. A publicação apresenta avanços relevantes nos pilares de Pessoas, Planeta e Progresso – que sustentam a estratégia global da companhia — e reforça o compromisso de integrar sustentabilidade à performance de negócios.
Entre os destaques do ano estão a redução de 48,6% nas emissões de gases de efeito estufa de escopo 1, o crescimento do portfólio com design ecológico ou material reciclável, que hoje representam 93% das soluções oferecidas no País, e o engajamento recorde em ações sociais, com mais de 5.800 horas de voluntariado e impacto direto a mais de 10 mil pessoas.
“O Relatório representa aquilo que somos e acreditamos: uma marca que cresce com responsabilidade, colocando a sustentabilidade no centro das decisões e o cuidado com as pessoas no centro da nossa cultura”, comenta Douglas Pina, Diretor Executivo de RH, CSR, Comunicação Corporativa, Inovação e Cross Sell da Edenred Brasil.
Em prol do Planeta
A Edenred Brasil avançou de forma significativa em sua agenda ambiental em 2024. A redução de 48,6% nas emissões de gases de efeito estufa de escopo 1, resultado da implementação da nossa Política de Frotas que orienta o uso mandatório de etanol nos veículos próprios, e os esforços para redução de viagens a negócio, aumento do uso de materiais de menor impacto na produção de cartões e a digitalização de soluções, confirmam o progresso rumo à meta de ser Carbono Net Zero até 2050 — registrada e aprovada pelo Science Based Targets initiative (SBTi) em 2024.Esse avanço se traduz também no portfólio de soluções, pois 93% das quais já possuem design ecológico ou utilizam materiais reciclados.
A companhia também vem acelerando a digitalização de produtos e serviços, com destaque para o lançamento do Ticket Presente Digital, solução de premiação sustentável que elimina o uso de plástico e opera em modelo marketplace.
Em prol do Progresso
Ao longo de 2024, a Edenred também acelerou a transformação da mobilidade, com soluções que contribuem para a redução do consumo de combustível e digitalização de processos antes manuais. Um marco importante foi a criação da Edenred Frete, resultado da combinação de ativos entre Edenred Repom e PagBem, que estreou um aplicativo reformulado para o transporte de cargas, com funcionalidades como pagamento via QR Code, extrato unificado e emissão digital de contratos.A inovação também avançou no setor de benefícios, com a aquisição da RB Serviços, referência em vale-transporte, e a integração dos cartões Ticket à carteira digital do Google, ampliando a conveniência para os usuários. No varejo, o lançamento da maquininha Punto com Pix — única do mercado com recebimento em qualquer banco — ampliou o acesso de pequenos estabelecimentos à aceitação digital. Já a assistente virtual EVA superou 17 milhões de atendimentos, com 93% de assertividade.
A Edenred também fortaleceu parcerias estratégicas para desenvolvimento de soluções tecnológicas, com foco em aprimorar cada vez mais a experiência de seus clientes e parceiros. Um exemplo disso é o Sugar Program, um programa global de inovação que conecta empresas com universidades para resolução de desafios dos negócios.
Por fim, 2024 foi marcado pelo aniversário de quatro anos da Lei Geral de Proteção de Dados, e a Edenred promoveu iniciativas com foco em fortalecer a cultura de proteção de dados e segurança cibernética entre colaboradores e parceiros, por meio de treinamentos, workshops e palestras com especialistas.
Em prol das Pessoas
Fechando o ciclo da sustentabilidade com foco em impacto social, a Edenred Brasil registrou importantes avanços em diversidade, inclusão e engajamento social. A participação de mulheres em cargos de liderança executiva atingiu 35%, aproximando-se da meta global de 40% até 2030.Entre os programas de destaque, o “Empodere-se”, trilha exclusiva para pessoas negras, teve 100% de aprovação dos participantes. E os Grupos de Afinidade somaram mais de 300 participantes e 370 horas de dedicação a temas de Diversidade, Equidade e Inclusão. No voluntariado corporativo, foram mais de 5.800 horas dedicadas por colaboradores, beneficiando diretamente mais de 10 mil pessoas. Esse engajamento se intensificou nas enchentes no Rio Grande do Sul, com a maior campanha humanitária da história da empresa no país. Incluindo acolhimento a colaboradores e distribuição de cartões humanitários em parceria com a Cruz Vermelha.
“A Edenred segue firme no compromisso de promover um ambiente de trabalho ético, diverso e seguro. Em 2024, 89% dos nossos colaboradores participaram de treinamentos sobre assédio e respeito. E mais de 43 mil horas de capacitação foram realizadas ao longo do ano”, destaca Douglas.
Destaques do Relatório de Sustentabilidade 2024 – Edenred Brasil
Em prol das Pessoas
- 35% dos cargos de liderança executiva ocupados por mulheres, em linha com a meta global de 40% até 2030.
- 308 pessoas participantes ativas em Grupos de Afinidade, com mais de 370 horas dedicadas aos temas de Diversidade, Equidade e Inclusão.
- Lançamento do Empodere-se, trilha exclusiva para pessoas negras.
- 902 colaboradores engajados em voluntariado, com 5.897 horas dedicadas e 4.200 pessoas beneficiadas.
- Mais de 43 mil horas de treinamento realizadas ao longo do ano, com 98,8% de colaboradores treinados.
- 89% da equipe passou por capacitação sobre assédio e temas relacionados à cultura de respeito.
Em prol do Planeta
- Redução de 51% nas emissões de GEE de fontes fixas por m² (escopos 1 e 2), em relação a 2013.
- 93% dos produtos e soluções da Edenred no Brasil com design ecológico ou materiais reciclados (acima da meta global de 70%).
- Metas de redução de carbono validadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi).
- Expansão do portfólio digital e eliminação de plásticos em novas soluções, como o Ticket Presente Digital.
Em prol do Progresso
- Criação da Edenred Frete, a partir da combinação de ativos entre a Repom e a PagBem, ampliando a digitalização no setor de transporte de cargas.
- Lançamento da maquininha Punto com Pix, única do mercado com recebimento em qualquer banco.
- Mais de 17 milhões de atendimentos feitos pela EVA, assistente virtual com 93% de assertividade.
- Investimentos contínuos em inovação e cultura digital, com programas de empreendedorismo como o Se Vira nos 5.
Edenred Brasil reduz suas emissões diretas em 48,6% e mobiliza mais de 5.800 horas de voluntariado em 2024