Empresas brasileiras adotam veículos elétricos

Empresas brasileiras adotam veículos elétricos

Cerca de quatro em cada dez empresas brasileiras já possuem ou planejam adotar veículos elétricos em suas frotas, diz pesquisa da Edenred Ticket Log

A Edenred Ticket Log, marca da Edenred Brasil de soluções de mobilidade na América Latina, realizou uma pesquisa com gestores de 300 empresas para entender o estágio atual da eletrificação de frotas no Brasil. O estudo revelou que 18% das companhias já utilizam veículos elétricos e outros 18% planejam adotá-los nos próximos três anos. Ou seja, quatro em cada dez empresas estão diretamente envolvidas com esse movimento.

Entre as que já operam com veículos elétricos, 60% afirmam que a decisão foi impulsionada por metas de descarbonização, enquanto 47% mencionam a busca por inovação como principal motivador. Além disso, 23% dessas empresas já estabeleceram metas para expandir o uso desse tipo de veículo em suas frotas. Entre aquelas que ainda não possuem veículos elétricos, mas pretendem adquirir, a descarbonização é o principal objetivo para 69% destas.

Bruno Barbosa (Foto Marcelo Justo/Divulgação)

“Os números revelados pela pesquisa dão destaque ao papel estratégico da sustentabilidade no avanço da eletrificação de frotas, devido à preocupação das companhias em alinharem seus negócios às expectativas e regulamentações futuras. Quando adotamos tecnologias mais limpas, estamos não apenas otimizando a operação, como também alinhando nossos negócios às expectativas sociais de descarbonização, catalisando a inovação e fortalecendo o compromisso com um futuro mais sustentável”, comenta Bruno Barbosa, Diretor de Estratégia e Mobilidade Elétrica da Edenred Brasil. 

Eletrificação faz parte do futuro

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que o número de veículos eletrificados (híbridos e elétricos) atingiu aproximadamente 100 mil unidades vendidas no Brasil somente no primeiro semestre de 2025, com um crescimento de 195% em dois anos. Essa tendência comprova o crescimento do interesse da sociedade em eletrificação de veículos e aponta que o caminho deve ser também cada vez mais seguido por empresas do setor de transporte. “Embora o Brasil tenha, ainda, um caminho a percorrer, nossa pesquisa concluiu que 18% das empresas ouvidas já possuem algum veículo elétrico ou híbrido. Isso mostra o quanto a eletrificação de frotas tem sido um movimento de transformação para uma mobilidade mais sustentável”, afirma Bruno.

A iniciativa Move for Good, da Edenred, é um dos principais aliados das empresas nesse processo rumo à redução do impacto ambiental das frotas, conectando eficiência e sustentabilidade. Por meio de pilares como Mensurar & Reduzir, Compensar & Preservar e Conscientizar, a iniciativa tem apoiado mais de 33 mil clientes de Mobilidade da Edenred na transição para uma mobilidade de baixo carbono.

Além disso, como parte do processo de fortalecer a transição para uma mobilidade elétrica, a Edenred anunciou em 2024 a aquisição da Spirii, uma plataforma global de gestão com base na Dinamarca, que oferece soluções de gerenciamento de carregamento de veículos elétricos. Com tecnologia própria e uma rede significativa de parceiros, a Spirii cobre toda a cadeia de valor do carregamento elétrico, incluindo uma plataforma avançada de gerenciamento, um aplicativo intuitivo para usuários finais e soluções completas de carregamento. A aquisição expande o portfólio da Edenred, permitindo que gestores de frotas tenham acesso a soluções integradas e de ponta para eletrificação, em alinhamento com o compromisso da marca com inovação e sustentabilidade.

Sobre a Edenred Mobilidade

A Edenred é representada no Brasil pelas marcas Ticket Log, Repom, Pagbem e Taggy. Possui mais de 30 anos de experiência no País e conecta pessoas e negócios a uma mobilidade mais eficiente e sustentável. Conta com mais de 35 mil empresas clientes e uma frota gerenciada de 1 milhão de veículos, que abastecem quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Apenas em gestão de frete e vale-pedágio, possui mais de 3 mil empresas clientes. Um milhão de caminhoneiros atendidos que correspondem a 8 milhões de transações anuais e 100% das praças de pedágio em todo o Brasil.

As marcas desenvolvem e disponibilizam para o mercado o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), com uma análise nacional sobre a variação do preço dos combustíveis. E o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), um estudo sobre o preço médio do frete e sua composição.

No mundo, a Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento. Atua como a companhia diária para pessoas no trabalho. Conecta mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de 1 milhão de empresas-clientes.

Empresas brasileiras adotam veículos elétricos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.