Primeiro brasileiro a liderar o Banco Mercedes-Benz
Primeiro brasileiro a liderar o Banco Mercedes-Benz assume agora operação na América Latina
Com pouco mais de um ano à frente do Banco Mercedes-Benz do Brasil, Leonado Piccinini assume a operação também na Argentina
Um ano após ser nomeado como o primeiro brasileiro a assumir a presidência do Banco Mercedes-Benz (BMB), líder em financiamentos da marca em todos os segmentos de atuação, Leonardo Piccinini acaba de ter sua responsabilidade ampliada: ele passa a comandar também a operação da instituição na América Latina, que abrange Brasil e Argentina, além de se tornar membro do Comitê Executivo global da Daimler Truck Financial Services. O objetivo é conduzir, juntamente com sua equipe, a estratégia de crescimento da Daimler Truck Financial Services na América Latina, fortalecendo a integração regional, ampliando a participação de mercado, apoiando as vendas de caminhões e ônibus da Daimler Truck, impulsionando a rentabilidade e alinhando as operações locais aos objetivos globais do grupo.
Leonardo Piccinini é o primeiro brasileiro a assumir a liderança do Banco Mercedes-Benz.
Com passagens por diversos países, acumulou experiências que ampliaram sua capacidade de adaptação e liderança em diferentes contextos. Sua trajetória reflete exatamente o que a Daimler Truck Financial Services busca em seus líderes: competência, experiência internacional e capacidade de gestão com propósito. Com um olhar alinhado à cultura brasileira e às necessidades do setor, ele representa a convergência entre expertise internacional e conexão genuína com o país e, agora, com a América Latina. A nomeação marca um avanço importante ao reconhecer o talento nacional em posições estratégicas.
Ao longo da carreira, Piccinini atuou diretamente em áreas decisivas e operacionais nos Estados Unidos e em países como Argentina, Índia e Alemanha, o que o fez um líder preparado para contextos de VUCA – Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, destacando-se pela habilidade em negociar. Liderou equipes multiculturais e consolidou um estilo de liderança focado na escuta, na colaboração e na entrega de resultados consistentes e sustentáveis. “Foram essas vivências que moldaram minha forma de liderar”, afirma.
Seu estilo de liderança continuou a se desenvolver ainda mais na operação brasileira, em seu primeiro ano à frente do BMB. Com foco total no cliente e uma conexão direta e constante junto à rede de concessionários e fábrica, ele posicionou ainda mais o Banco como um parceiro essencial de negócios. Promoveu mudanças estruturais e de processos para garantir agilidade e eficiência operacional, ao mesmo tempo em que fortaleceu a cultura organizacional e espírito de equipe com pilares sólidos de colaboração, transparência e inovação.
Resultados concretos
Mesmo em um cenário macroeconômico exigente, o Banco manteve sua trajetória de crescimento, preservando a rentabilidade e fortalecendo sua presença em setores estratégicos como agronegócio, logística e mobilidade urbana. “Facilitamos o acesso ao crédito no momento da decisão de compra e ampliamos nossa presença no mercado de forma eficaz e consistente”, explica Piccinini. Os novos negócios do BMB apontaram um crescimento impulsionado especialmente pelo segmento de ônibus, fechando o ano de 2024 em 20%, e automóveis com mais de 90% – resultado de uma estratégia deliberada para atrair ainda mais o público com alto poder aquisitivo e exigente. “Seguiremos atentos às oportunidades de financiamento sustentável, digitalização de serviços e expansão do mercado de capitais, com foco em contribuir para um ciclo de crescimento mais robusto e inclusivo”, afirma.
Brasil e Argentina: perspectivas e oportunidades
Para Piccinini, as perspectivas para Brasil e Argentina em 2025 são promissoras, ainda que exigentes. “Os dois contextos oferecem oportunidades distintas. No Brasil, o foco está em consolidar e expandir a atuação da instituição em setores estratégicos como o agronegócio e a logística; na Argentina, o cenário abre espaço para a construção de resiliência e o aproveitamento do potencial de retomada, com soluções financeiras adaptadas à realidade local”, diz.
A atuação do CEO terá três pilares principais. São eles: promover sinergias entre países, com intercâmbio de boas práticas, desenvolver soluções integradas, sempre com foco nas reais necessidades dos clientes. E a parceria com a rede de concessionários e a fábrica e fortalecer a cultura de escuta, valorizando os talentos locais e promovendo ambientes mais diversos e colaborativos.
Segundo Piccinini, o Brasil oferece um campo fértil de oportunidades para o Banco Mercedes-Benz, para a Mercedes-Benz Corretora de Seguros e para a empresa de locações de pesados, especialmente em setores estratégicos como o agronegócio, que segue como um dos grandes motores da economia nacional.
Em se tratando de Argentina, o CEO trabalhará em estreita colaboração com as equipes locais, sob o comando de Diego Marin, head da Mercedes-Benz Companhia Financeira Argentina. Juntos, eles acompanham com otimismo as transformações econômicas em curso. “As projeções de mercado para a Argentina em 2025, indicam uma retomada significativa, com expectativa de crescimento de 5% do PIB, segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional), reflexo direto das medidas de ajuste fiscal implementadas pelo atual governo. Nosso foco está em ampliar a oferta de crédito, apoiar investimentos produtivos e fomentar parcerias estratégicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável da economia argentina”, afirma Piccinini.
Liderança com valores
Piccinini, casado e pai de dois filhos, alia o dinamismo do cargo à busca por equilíbrio e propósito. O legado mais importante é o que deixa para as próximas gerações: valores como resiliência, respeito e curiosidade. “A realização está nas pequenas coisas: na convivência com quem se ama, na curiosidade em descobrir, na coragem de errar e recomeçar e, acima de tudo, na vontade genuína de compartilhar o que se aprende”. Para ele, a tecnologia é um instrumento potente, mas a verdadeira transformação acontece por meio das pessoas.
Mais do que uma conquista individual, o executivo espera que essa oportunidade represente uma porta aberta para que outros brasileiros ocupem espaços de liderança na organização. “Quero ser um facilitador desse movimento, abrindo caminhos para que novos talentos tragam ideias, energia e novos propósitos para o futuro da nossa instituição”, complementa.
Sobre o Banco Mercedes-Benz
O Banco Mercedes-Benz, desde 1996 no Brasil, atua no segmento de veículos comerciais (caminhões, ônibus e linha Sprinter). E também de automóveis de passeio da marca Mercedes-Benz. A instituição, por meio da Mercedes-Benz Corretora de Seguros, também oferece produtos de seguro integrado e prestamista para os planos de financiamentos de seus clientes. Além de Garantia Estendida para caminhões, vans e veículos de passeio Mercedes-Benz.
Em 2024, foi lançado o “Mercedes-Benz Locações Caminhões e Ônibus”, produto de aluguel de veículos pesados que chega para complementar o portfólio de serviços oferecidos pela Daimler Truck Financial Services (DTFS) no Brasil, detentora do Banco Mercedes-Benz e da Mercedes-Benz Corretora de Seguros, e agora também da nova empresa de locações, a Daimler Truck Locações e Serviços (DTLS).
O Banco está presente no país por meio de suas regionais em São Paulo (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e de seus canais digitais. A sede emprega 240 colaboradores e atende a mais de 211 concessionários da marca.
Primeiro brasileiro a liderar o Banco Mercedes-Benz assume agora operação na América Latina