Stellantis inicia produção de híbrido-leve flex
Stellantis inicia produção de híbrido-leve flex na cidade de Goiana, em Pernambuco, e confirma lançamento ainda no primeiro semestre.
A Stellantis anunciou o início de uma nova etapa do programa Bio-Hybrid, com a produção do primeiro híbrido-leve flex no Polo Automotivo na cidade de Goiana, que fica em Pernambuco. O lançamento do modelo está previsto para o primeiro semestre de 2026.
O veículo será equipado com a tecnologia MHEV 48V, inédita no portfólio da companhia no país. Além disso, a empresa confirmou que quatro modelos com a tecnologia Bio-Hybrid serão produzidos na unidade pernambucana ainda este ano.
Nova tecnologia MHEV 48V
O sistema híbrido-leve 48V combina motor térmico flex com uma máquina elétrica multifuncional, que substitui o alternador e o motor de partida. Esse equipamento fornece energia mecânica e elétrica, gerando torque adicional ao motor a combustão e recarregando uma bateria de íon-lítio de 48 volts.
Ao mesmo tempo, uma gestão eletrônica controla os modos de condução. Com isso, o sistema busca otimizar eficiência e consumo de combustível. A bateria adicional opera em paralelo ao sistema elétrico convencional do veículo.
Para as locadoras, a chegada de versões híbridas-leves flex amplia o leque de opções no momento de renovação de frota. Isso ocorre especialmente em um cenário de transição energética e de maior atenção ao consumo e às emissões.
Produção na cidade de Goiana em Pernambuco
Para viabilizar os novos modelos eletrificados, a montadora promoveu adaptações na planta da cidade de Goiana. As áreas de funilaria, prensas e montagem passaram por modificações para permitir a produção de veículos híbridos na mesma linha onde já são montados modelos com motor a combustão.
Além disso, a empresa passou a fabricar chicotes específicos para os modelos eletrificados na unidade de componentes em Jaboatão dos Guararapes, também em Pernambuco.
A companhia também anunciou que produzirá modelos da Leapmotor em Goiana, ampliando a estratégia de eletrificação na região.
Bio-Hybrid e estratégia de eletrificação
O programa Bio-Hybrid foi lançado em 2024 e combina eletrificação com motorização flex, considerando o uso de etanol no Brasil. A tecnologia foi desenvolvida pelo TechMobility, centro de desenvolvimento da montadora na América Latina.
Em 2025, a empresa comercializou mais de 24,9 mil veículos híbridos-leves 12V na América do Sul, incluindo modelos como Fiat Pulse, Fiat Fastback, Peugeot 208 e Peugeot 2008.
Agora, a introdução do sistema 48V representa um novo estágio dentro do plano de eletrificação da companhia na região.
A Stellantis informou ainda que mantém um plano de investimento de R$ 32 bilhões na América do Sul. Para 2026, estão previstos 16 lançamentos e atualizações de produtos, sendo seis veículos produzidos no Brasil com tecnologia Bio-Hybrid.
Para o setor de locação, a ampliação da oferta de modelos eletrificados flex pode influenciar decisões de compra, custos operacionais e posicionamento das empresas diante de clientes corporativos e de varejo que buscam alternativas com menor consumo.
Stellantis inicia produção de híbrido-leve flex em Goiana e confirma lançamento ainda no primeiro semestre
