Pesquisa reforça papel da experiência no carro por assinatura

Pesquisa reforça papel da experiência também no carro por assinatura

Consumidor quer testar antes de decidir: estudo da Webmotors mostra que o test drive é decisivo para quem compra veículos elétricos e híbridos, comportamento que também aparece nas escolhas por assinatura de carros.

A experiência com o veículo é um dos fatores que mais influenciam o consumidor na hora de adotar novas tecnologias automotivas. Pesquisa do Webmotors Autoinsights revelou que 44% dos proprietários de carros híbridos e elétricos decidiram pela compra após realizar um test drive.

O levantamento mostra que o contato direto com o carro continua sendo decisivo, mesmo em um cenário cada vez mais digital. Outros fatores mencionados pelos participantes foram ver o modelo pessoalmente (21%). Além de ler conteúdos sobre o tema nas redes sociais (12%) e acompanhar matérias em veículos de comunicação (8%).

Experiência também impulsiona o carro por assinatura

Esse comportamento ajuda a explicar o avanço do modelo de carro por assinatura, já que muitos motoristas preferem experimentar o veículo e o serviço antes de firmar um contrato mais longo. O mesmo impulso que leva à busca pelo test drive, conhecer na prática desempenho, conforto e tecnologia, aparece como diferencial nas locadoras que oferecem planos flexíveis e possibilidade de troca de modelo.

“O interesse do brasileiro pelos híbridos e elétricos tem crescido ano após ano e respondido aos investimentos das montadoras para ampliar seu portfólio de veículos com essa tecnologia. Neste contexto, identificamos que informação de qualidade e experiências com os veículos são fatores que realmente fazem a diferença para ajudar o consumidor em sua tomada de decisão”, afirmou o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic.

A pesquisa também buscou entender quais características os proprietários mais valorizam nos veículos eletrificados. Entre as respostas, 68% destacaram a autonomia, seguidos por tecnologia avançada (50%), conforto e recursos do interior (48%), facilidade e economia na manutenção (44%) e desempenho (43%).

O levantamento foi realizado em abril de 2025 com mais de 1,3 mil participantes e tem margem de erro de 4%.

Sobre a Webmotors

A Webmotors  foi a primeira marca brasileira a mudar a forma de comprar e vender carros, tornando-se um dos principais ecossistemas automotivos do país. A plataforma reúne soluções que abrangem todo o ciclo do veículo, desde a compra e venda até o uso no dia a dia.

Fundada em 1995, a Webmotors foi pioneira ao lançar um marketplace online dedicado ao setor automotivo. Desde então, segue ampliando sua atuação digital e consolidando sua presença como referência na pesquisa e comercialização de veículos pela internet.

O Grupo Santander Brasil tornou-se parceiro da Webmotors em 2002, fortalecendo a estrutura financeira e comercial da empresa. Em 2013, a carsales.com Ltd., empresa de tecnologia australiana especializada em marketplaces automotivos, adquiriu 30% de participação na companhia. Desta forma, contribuiu para o avanço de suas soluções digitais. Em março de 2023, a carsales.com Ltd. aumentou sua fatia para 70%. Enquanto o Santander manteve 30% e a exclusividade comercial em crédito, seguros e demais soluções financeiras oferecidas por meio da plataforma.

Edição da fonte: Webmotors

Imagem: https://br.freepik.com/autor/freepik

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