Empresas apontam custo como motivo da eletrificação

Empresas apontam custo como motivo da eletrificação

47% das empresas citam redução de custos como principal razão para eletrificação de frotas, diz pesquisa da Edenred Ticket Log. 

Uma pesquisa realizada pela Edenred Ticket Log, marca da Edenred Brasil, líder em soluções de mobilidade na América Latina, identificou que a redução de custos operacionais é um dos principais motivos para a adoção de veículos elétricos, sendo citada por 47% das empresas que já possuem veículos elétricos e por 54% das que pretendem adquiri-los nos próximos três anos.

O levantamento da marca ouviu 300 gestores de frotas de empresas em todo o Brasil.

Os resultados da pesquisa mostram como os veículos elétricos podem proporcionar uma economia operacional a médio e longo prazo, sendo esse um dos principais atrativos para a eletrificação de frotas. “Essa economia é proporcionada tanto pela redução de custos com combustível quanto pela diminuição de despesas com manutenção. Isso porque, quando conectamos veículos elétricos a sistemas de telemetria avançada, é possível realizar uma análise em tempo real do desempenho e da eficiência, possibilitando a tomada de decisão para manutenções preditivas e uso eficiente da frota, além do baixo impacto ambiental” afirma  Bruno Barbosa, Diretor de Estratégia e Mobilidade Elétrica da Edenred Brasil.

A vantagem econômica do ponto de vista operacional, somada a outros benefícios, torna a transição para veículos elétricos uma decisão cada vez mais estratégica, não só para empresas, como para toda a sociedade.

Crédito: Marcelo Justo

Segundo Bruno Barbosa, outra vantagem que pode trazer economia são os incentivos fiscais que estimulam a adoção de carros elétricos e híbridos. “No Brasil, há uma série de benefícios e flexibilizações regulamentares, como redução de alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e isenção total ou parcial de IPVA em diversos estados, como Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em 2025, São Paulo também isentou o tributo para veículos híbridos flex por dois anos”, completa.

 

Iniciativas da Edenred por uma mobilidade de baixo carbono

Contudo, mesmo com diversas vantagens e benefícios, a adoção de veículos elétricos no mercado brasileiro de transportes ainda enfrenta alguns desafios, vistos como obstáculos por muitas empresas. Nesse sentido, o Move for Good, iniciativa da Edenred para apoiar seus mais de 33 mil clientes de Mobilidade na transição para uma mobilidade de baixo carbono, atua como aliado para acelerar a eletrificação de frotas no País; com os pilares: Mensurar & Reduzir, Compensar & Preservar e Conscientizar, a iniciativa conecta empresas a soluções que combinam eficiência econômica e sustentabilidade.

Como complemento ao processo de fortalecimento da transição para a mobilidade elétrica, a Edenred anunciou em 2024 a aquisição da Spirii Uma plataforma global SaaS dinamarquesa, que oferece soluções de gerenciamento de carregamento de veículos elétricos. A aquisição amplia o portfólio da empresa, oferecendo às companhias gestoras de frotas acesso a soluções para eletrificação, alinhadas ao compromisso da Edenred com inovação e sustentabilidade.

Sobre a Edenred Mobilidade

A Edenred é líder em soluções de mobilidade na América Latina, representada no Brasil pelas marcas Ticket Log, Repom, Pagbem e Taggy. Possui mais de 30 anos de experiência no País e conecta pessoas e negócios a uma mobilidade mais eficiente e sustentável. Conta com mais de 35 mil empresas clientes. Sendo uma frota gerenciada de 1 milhão de veículos, que abastecem quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Apenas em gestão de frete e vale-pedágio, possui mais de 3 mil empresas clientes. Sendo, 1 milhão de caminhoneiros atendidos que correspondem a 8 milhões de transações anuais e 100% das praças de pedágio em todo o Brasil.  

As marcas desenvolvem e disponibilizam para o mercado o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), com uma análise nacional sobre a variação do preço dos combustíveis, e o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), um estudo sobre o preço médio do frete e sua composição. 

No mundo, a Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento. Atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de 1 milhão de empresas-clientes. 

Empresas apontam custo como motivo da eletrificação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.