Técnico reparador de veículos eletrificados deve ter formação específica
Técnico reparador de veículos eletrificados deve ter formação específica, requisito para atuar com essa tecnologia
Com o avanço das vendas e uma frota que já supera 480 mil veículos elétricos e híbridos no país, o setor passa a contar com uma referência técnica para profissionais que atuam na manutenção desses modelos. A ABNT publicou a Prática Recomendada ABNT PR 1025. Define competências essenciais para reparadores que trabalham com tecnologias eletrificadas.
A norma, lançada durante a COP30, em novembro, em Belém do Pará, estabelece conhecimentos, habilidades e atitudes para intervenções em sistemas de alta tensão, baterias avançadas, motores elétricos, componentes de potência e protocolos de segurança.
O documento fornece ao mercado uma base estruturada para orientar treinamentos, avaliações e programas de certificação.
Segundo o IQA, a ABNT PR 1025 fortalece a profissionalização do setor ao elevar o nível de qualificação exigido. E ao ampliar a segurança nas operações de reparação.
A publicação também favorece a padronização dos serviços e a harmonização de processos no pós-venda automotivo, acompanhando a ampliação da frota eletrificada no país.
“A eletrificação demanda um novo perfil de competência profissional, e a ABNT PR 1025 traduz essa necessidade em requisitos claros e aplicáveis. Como coordenador do grupo e participante da construção da PR, o IQA reforça seu compromisso em apoiar a formação e certificação alinhadas às exigências da qualidade e segurança das operações no setor automotivo”, afirma Sergio Fabiano, gerente de Expansão e Inovação do IQA.
O Instituto informa que seguirá atuando como referência nacional em qualidade automotiva. Oferece capacitações, orientações técnicas e apoio a oficinas. E também para redes de serviço interessadas em operar com veículos eletrificados no Brasil.
Sobre o IQA
Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento e à disseminação da qualidade no setor da mobilidade. A instituição atua com certificações compulsórias ou voluntárias, treinamentos presenciais e online, publicações técnicas, inspeções e ensaios de laboratório. É acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) como organismo de certificação.
Veja os treinamento oferecidos pelo IQA, para veículos eletrificados em Link .
Técnico reparador de veículos eletrificados deve ter formação específica, requisito para atuar com essa tecnologia.
