Grupo Carbel cresce 15% em 2025
Grupo Carbel cresce 15% em 2025, impulsionado pela diversificação do portfólio, chegada de novas marcas e foco em eficiência operacional.
O Grupo Carbel encerrou 2025 com faturamento de R$ 2,6 bilhões e crescimento aproximado de 15% nas vendas. O desempenho superou com folga o avanço do mercado automotivo nacional, que registrou alta de 2,58% em relação a 2024, segundo dados da Fenabrave.
O resultado foi impulsionado, principalmente, pela ampliação do portfólio, com a chegada de três novas marcas chinesas, BYD, Omoda Jaecoo e Leapmotor. Com isso, o grupo passou a representar 12 bandeiras, somando-se às tradicionais Honda, Volkswagen, Fiat e Jeep, entre outras.
Atualmente, as marcas são operadas por meio das concessionárias Banzai, Carbel e Strada, distribuídas em Belo Horizonte, Contagem e Uberlândia. A estratégia de diversificação permitiu ao grupo ampliar a presença em diferentes segmentos e atender a perfis variados de consumidores.
Crescimento concentrado no segundo semestre
Segundo o CEO do Grupo Carbel, Pedro Pentagna Guimarães, o segundo semestre concentrou os melhores resultados do ano. Dezembro liderou o desempenho, seguido por novembro, período tradicionalmente aquecido por ações comerciais, como a Black Friday.
O ticket médio dos veículos novos vendidos ficou em torno de R$ 155 mil. O valor acompanha a tendência de crescimento do segmento de SUVs, atualmente o mais aquecido do mercado brasileiro.
Além das vendas de veículos zero quilômetro, o ecossistema do grupo reúne operações de seminovos, assinatura, locação, consórcio, seguros, peças e serviços técnicos, o que contribuiu para ampliar as fontes de receita ao longo do ano.
Desafios e prioridades para 2026
Para 2026, o executivo aponta um cenário mais desafiador, marcado por juros elevados e um calendário atípico, com grande número de feriados, além de Copa do Mundo e eleições. Ainda assim, o grupo pretende manter o ritmo de crescimento por meio de eficiência operacional, inovação e gestão de pessoas.
Entre os projetos em andamento estão iniciativas ligadas à inteligência artificial, definição de KPIs estratégicos, ganhos de produtividade e aprimoramento da experiência dos clientes. Também está previsto o fortalecimento da cultura interna, com ampliação dos investimentos em treinamento, desenvolvimento e bem-estar.
Segundo o CEO, “investir em gente é fundamental”. Ele afirma que o grupo conquistou, pelo sexto ano consecutivo, o selo Great Place To Work®, reconhecimento que considera um ativo estratégico para atravessar 2026 com consistência e visão de longo prazo.
Ecossistema de mobilidade
Com 56 anos de história, o Grupo Carbel atua como um ecossistema de varejo automotivo e soluções de mobilidade em Minas Gerais. Além das concessionárias, a estrutura inclui centro de distribuição de peças, rede de seminovos, consórcio, operações de locação, assinatura e terceirização de frotas, corretora de seguros e centro técnico de funilaria e pintura.
Esse modelo integrado permite ao grupo atender diferentes etapas da jornada automotiva, o que amplia as oportunidades de negócio e fortalece o relacionamento com clientes corporativos e pessoas físicas.
Grupo Carbel cresce 15% em 2025, impulsionado pela diversificação do portfólio, chegada de novas marcas e foco em eficiência operacional.
