Venda de combustíveis subiu 5% em 2014, diz sindicato
As vendas das distribuidoras de combustíveis cresceram no Brasil em 2014. Entretanto, o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), Alisio Vaz, informou que as indefinições na economia tornam o cenário nacional para 2015 uma incógnita para o setor.
As empresas associadas ao Sindicom totalizaram 105 bilhões de litros comercializados este ano (gasolina, etanol e diesel), representando expansão de 6,1% em relação a 2013. “O mercado como um todo cresceu aproximadamente 5%”, salientou Vaz.
Segundo ele, relativamente ao volume de vendas, 2014 foi um ano surpreendente, apesar da baixa atividade econômica nacional. A gasolina foi o produto que mais se destacou, com expansão de 7,7% nas vendas. No período, as empresas filiadas ao Sindicom comercializaram 33 bilhões de litros de gasolina, “mostrando o efeito do crescimento da frota de automóveis [em torno de 3%] e da manutenção do poder de compra das famílias”.
“Em consequência, o combustível que se destacou foi a gasolina”, reiterou Vaz. “É mais econômico para o consumidor em praticamente todos os Estados”. Ele ressaltou que só vale a pena abastecer com etanol se o preço deste equivaler a, no máximo, 70% do da gasolina — o que foi identificado em São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Paraná.
A volta da cobrança da Cide, contribuição tributária que atinge apenas a gasolina, pode fazer a balança pender para o etanol em 2015. No geral, o Sindicom avalia que “o consumo de gasolina tende a algum crescimento” no próximo ano, mas o diesel é uma incógnita — o combustível é fortemente ligado à situação da economia do país (abastece caminhões, por exemplo). Em 2014, a procura por ele subiu 2,9% nas distribuidoras associadas, com vendas de 49,3 bilhões de litros.