Concessionárias oferecem test drive em domicílio e lançam carros online
Oficinas abertas, área de vendas fechadas. Essa é a condição de 80% das concessionárias no Brasil durante a quarentena. Para não se distanciar dos clientes, lojistas e montadoras definem estratégias que devem virar novas táticas de comercialização.
“A primeira orientação é comunicar que o atendimento permanece disponível nos canais digitais, que estão prontos para receber os clientes“, diz Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil.
A montadora alemã tem feito promoções via internet e desenvolve um serviço de delivery em que leva o carro higienizado até a casa do cliente para que seja feito o test drive. Essa solução também está sendo adotada pelas fabricantes BMW e Caoa Chery, apesar das restrições para concluir o negócio.
Schmidt explica que o fechamento de postos do Detran e de cartórios impede a realização do emplacamento, além de não haver como fazer a vistoria dos carros usados que entram nas negociações.
Mas o desejo de trocar de carro permanece, apesar das incertezas econômicas. O portal Webmotors, do banco Santander, manteve estável o índice de buscas por veículos durante o início da quarentena. Contudo, o número de propostas de compra caiu 35%, sinal de que os interessados estão adiando a compra.
O desafio de montadoras, concessionárias e lojas independentes é alimentar o interesse dos consumidores que estão em casa. É por isso que lançamentos e apresentações têm sido mantidos.
A Fiat divulgou os detalhes da nova picape Strada, que vai chegar ao mercado após o a quarentena. Agora só falta revelar os preços. Na Volkswagen, o inédito Nivus começa a ser exibido aos poucos para ser lançado em junho. A Chevrolet fez a apresentação virtual do novo Tracker e já o oferece em seus canais digitais. O cliente pode configurar e reservar o carro diretamente no site da montadora. A Renault, que lançou o novo Duster pouco antes da quarentena, oferece simulações de financiamento online com possibilidade de aprovação do crédito e previsão de entrega. Pelos prazos sugeridos no site da empresa, clientes que optarem pela modalidade devem retirar seus veículos cerca de 70 dias após fechar o negócio.
Essas soluções passarão por aprimoramentos e deverão ser mantidas pelas empresas, bem como a exibição do automóvel a distância. A opção vem sendo estimulada nas concessionárias da HMB (Hyundai Motor Brasil), que vende os modelos HB20 e Creta.
Os vendedores apresentam os carros em chamadas de vídeo agendadas. “A crise faz a gente se adaptar, e essa adaptação tem sido rápida“, diz Jan Telecki, responsável pela área de marketing da HMB.
Telecki afirma que as pessoas precisam cada vez mais da conveniência que encontram nos aplicativos de delivery e de transporte. “Temos usado a quarentena como um período de aprendizado para encarar um consumidor que está mudando, que usa mais a internet em vez de fazer uma peregrinação pelas lojas.”
A Peugeot aproveita o período para atualizar seus canais de venda. Os carros da marca estão disponíveis para compra online com pagamento a partir de julho e possibilidade de troco na troca. Na Jeep, há planos de financiamento com prestações vencendo só no início de 2021. A empresa afirma que vai quitar as primeiras parcelas do carro, benefício cujos prazos variam de acordo com a entrada.
Planos desse tipo precisam do subsídio da montadora. O consumidor deve comparar taxas para saber se postergar pagamentos valerá a pena.
Fonte: https://www.selecoes.com.br/plantao/concessionarias-oferecem-test-drive-em-domicilio-e-lancam-carros-online/