Montadoras entram no mercado de aluguel de veículos com reserva por aplicativo

A partir de sexta-feira (dia 20), motoristas poderão alugar carros diretamente nas concessionárias da Toyota, por meio de um aplicativo lançado na última quinta-feira. O serviço está disponível para as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife e Salvador. A expectativa é que o serviço chegue ao Rio de Janeiro até o fim do ano, segundo a empresa. Iniciativa semelhante também está em estudo por outras montadoras, como a Nissan, o que sugere uma mudança de perfil do setor.

No caso da Toyota, os motoristas poderão escolher entre modelos como Etios, Yaris, Corolla, Prius, RAV4, Hilux, SW4, Camry, além dos modelos Lexus UX 250h, NX 300h e ES 300h. Os valores das diárias de aluguel vão variar entre R$ 190 e R$ 599.

Os veículos alugados serão 0km e acabarão substituídos, em média, após um ano de uso. Quando isso ocorrer, as concessionárias que investirem na locação poderão avaliar a possibilidade de venda dos modelos.

Gerente-geral de Mobilidade e Transformação de Negócio da Toyota para América Latina e Caribe, Roger Armellini explicou que a iniciativa foi motivada pela maior busca do público por formas alternativas de mobilidade.

— A Toyota está se posicionando, cada vez mais, como uma empresa de mobilidade que vai muito além da produção de veículos. Os serviços oferecidos pelo Toyota Mobility Services têm o objetivo de oferecer uma nova forma de experiência e acessibilidade de seus veículos a diferentes públicos, levando em consideração as novas demandas dos consumidores, que, cada vez mais, optam por serviços de mobilidade em substituição ou como complemento ao seu veículo próprio — disse.

Para Raphael Galante, consultor do setor automotivo, o aluguel de automóveis por parte de montadoras é uma tendência mundial, impulsionada pelo crescimento dos aplicativos de transporte. Ele explica que a Ford já oferece esse serviço nos Estados Unidos. E, em alguns países da Europa, a Peugeot Citroën aluga carros elétricos.

Um estudo do Núcleo de Pesquisas em Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ mostrou que, no Rio, aplicativos como Uber, 99 e Cabify já transportam quase 750 mil passageiros por dia. O número é quase três vezes maior do que a quantidade de passageiros transportados pelos táxis (233 mil). Ainda segundo a pesquisa, 25% dos usuários dos aplicativos antes se deslocavam de transporte público, e 75% usavam o próprio carro ou um táxi.

— O mercado de carros novos vem crescendo no Brasil, mas alicercado nas frotistas. Os maiores compradores são as locadoras, que viraram revendedores de carros. Eles compram e, um ano depois, revendem. A maior parte do faturamento dessas empresas vem daí, já que elas conseguem comprar os automóveis por preços 30% abaixo da tabela, em média — avalia Galante.

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de automóveis e comerciais leves apresentaram, de janeiro a agosto deste ano, uma alta de 8,71% sobre o mesmo período do ano passado.

Com isso, Galante vê sentido na entrada das montadoras no mercado de aluguéis, que evitariam ter as locadoras como intermediárias. Além da Toyota, a Nissan também informou que está desenvolvendo um projeto de aluguel de veículos.

Comparação com locadoras

No caso da Toyota, porém, os preços podem ser um pouco mais altos do que os de locações em empresas especializadas do mercado, como Localiza, Movida e Unidas, por exemplo. Nessas locadoras, a reportagem encontrou diárias no valor de R$ 97,90, R$ 81,29 e R$ 80,54, respectivamente, já com o seguro.

O valor de R$ 190 praticado pela Toyota também já inclui o seguro e serviço de assistência 24 horas. Mas a empresa justifica que “os veículos oferecidos são as versões topo de linha dos modelos Toyota e Lexus, oferecendo equipamentos diferenciados em relação aos ofertados pelas locadoras”.

O consultor Raphael Galante explica que os preços cobrados pela Toyota mostram que a montadora mantém seu foco em um público de maior poder aquisitivo:

— Honda e Toyota, por exemplo, não incentivam a venda para locadoras, têm perfis diferentes. Essas empresas se mantiveram em um patamar diferenciado. Por isso, cobram mais caro. Provavelmente, vão buscar um outro perfil de público.

O aplicativo Toyota Mobility Services está disponível para download para os sistemas iOS (Apple Store) e Android (Google Play). Em ambas as lojas digitais, a plataforma para o mercado nacional está indicada com a sigla BR e também pelo logo com a bandeira do Brasil, no canto inferior esquerdo.

Depois de finalizar o download, é necessário realizar um cadastro e aguardar a aprovação. Após essa etapa, o cliente pode retirar o veículo numa concessionária, mediante agendamento prévio e em horário comercial.

Fonte: Extra

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