Emplacamentos de veículos crescem 17% em agosto

Emplacamentos de veículos crescem quase 17% em agosto e acumulam alta de 15,3% em 2026

Os emplacamentos de veículos no Brasil cresceram 16,87% em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2025. O levantamento é da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Segundo a entidade, foram emplacadas 503.768 unidades em agosto. O volume ficou 0,16% abaixo do registrado em julho, mesmo com dois dias úteis a menos.

Agosto teve 21 dias úteis, enquanto julho contou com 23. Ainda assim, o mercado manteve um volume próximo ao registrado no mês anterior. No acumulado dos oito primeiros meses de 2026, foram 3.723.713 unidades emplacadas. O número considera automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos.

O resultado representa alta de 15,3% sobre o mesmo período de 2025. De acordo com a Fenabrave, o desempenho está entre os melhores da série histórica.

Mercado mantém ritmo

A Fenabrave aponta que o acumulado até agosto representa o terceiro melhor resultado para os oito primeiros meses de um ano.

O volume geral de 2026 fica atrás apenas dos resultados registrados em 2011 e 2012. Naqueles anos, foram 3.630.361 e 3.628.721 unidades, respectivamente, segundo a entidade. Para automóveis e comerciais leves, o desempenho ficou acima das projeções. A Fenabrave atribui parte desse resultado ao Programa Carro Sustentável.

A entidade também cita as promoções realizadas pelas marcas e o aumento da concorrência entre fabricantes. Segundo Arcelio Junior, presidente da Fenabrave, o mercado continua apresentando resultados positivos. Ele destaca, porém, que o custo do crédito ainda permanece elevado.

A Selic chegou a 14% ao ano em agosto. No início de 2026, a taxa estava em 15%. Outro indicador citado pela entidade é o mercado de trabalho. A taxa de desemprego no trimestre encerrado em julho ficou em 5,3%, segundo dados do IBGE.

Automóveis e motos avançam

A Fenabrave afirma que automóveis, comerciais leves e motocicletas apresentam desempenho positivo em 2026. Em alguns casos, os resultados estão acima do projetado pela entidade. Além do Carro Sustentável, o programa MOVE também é citado entre os fatores que influenciaram o mercado.

Segundo a federação, o MOVE ajudou a conter a queda em segmentos como caminhões, ônibus e implementos rodoviários. Para automóveis e comerciais leves, a entidade também destaca a concorrência entre as marcas. As fabricantes vêm adotando promoções para estimular as vendas.

O desempenho de agosto ocorre em um cenário de redução gradual da taxa básica de juros. Ainda assim, a Fenabrave avalia que o custo do crédito continua sendo um fator de atenção. A entidade manteve as projeções para 2026 divulgadas em julho. Uma nova revisão poderá ser feita caso sejam observadas novas mudanças no mercado.

Para o setor de locação, os dados de emplacamentos ajudam a acompanhar a evolução da oferta de veículos novos. O desempenho também serve como referência para movimentos futuros na composição das frotas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *