Honda Automóveis fecha 1º semestre com crescimento de 33%
Honda Automóveis fecha 1º semestre com crescimento de 33%
Com produção em alta e novos modelos, os resultados positivos consolidam a Honda entre as fabricantes automotivas com maior crescimento
A Honda Automóveis do Brasil encerrou o primeiro semestre de 2025 com crescimento de 33% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano anterior, resultado que supera a média do mercado – 5% – e consolida a marca como uma das fabricantes nacionais que mais cresceram no período.
O desempenho reflete a aceitação do portfólio renovado da empresa, com destaque para o HR-V, modelo mais vendido pela marca no Brasil. No mês de junho, a Honda Automóveis do Brasil registrou um recorde histórico: foi o país com maior número de vendas do modelo, globalmente, registrando mais de 6 mil unidades.
Lançamentos
Durante o primeiro semestre, a marca também lançou a nova geração do HR-V, além de outros dois modelos: o sedan híbrido Civic Advanced Hybrid e o New City Hatchback Touring Sport.
O avanço das vendas impulsionou o ritmo da produção, que cresceu 17% em relação ao mesmo período de 2024. Para atender à demanda e complementar o segundo turno das fábricas de Sumaré e Itirapina, no interior de São Paulo, a empresa anunciou recentemente um novo ciclo de contratações para 350 vagas efetivas.
Com esses resultados, a Honda Automóveis alcançou o seu melhor primeiro semestre nos últimos cinco anos em resultado de vendas, reforçando seu compromisso com a oferta de produtos inovadores e alinhados às necessidades dos consumidores brasileiros.
“O crescimento que alçamos neste primeiro semestre é resultado da confiança de nossos clientes, da dedicação incansável de nossa rede de concessionárias e da força de uma estratégia que acredita no Brasil. Em um cenário de alta competitividade, o destaque do HR-V liderando as vendas é motivo de orgulho e sinal de que estamos no caminho certo, impulsionados pelo compromisso em construir o futuro da mobilidade, ampliando nossa participação com modelos que combinam eficiência, tecnologia e prazer ao dirigir.” destaca Marcelo Langrafe, Head Comercial da Honda Automóveis.
Sobre a Honda no Brasil
Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, a Honda Motos inaugurava sua fábrica em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 30 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama.
Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional. Faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados. Pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP).
Fábrica de Itirapina
A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019. E , atualmente, concentra toda produção dos modelos locais. Enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos. Além de estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, mais de 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional.
Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Além de estruturar uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista. Desta forma, reduz os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.
Honda Automóveis fecha 1º semestre com crescimento de 33%