62% dos millennials não pensam em comprar carro. Como isso muda a indústria automotiva?

Ter um carro do ano já foi sonho de consumo e símbolo de status para muita gente. Mas, à medida que a relação da sociedade com os objetos vem mudando para uma cultura de compartilhamento, a aquisição de um veículo está se tornando opcional.

Realizado pela Deloitte, o estudo Global Automotive Consumer Study: Future of Automotive Technologies aponta que 62% dos jovens das gerações Y e Z que utilizam serviços de compartilhamento de automóveis acham dispensável a compra de um carro no futuro. A pesquisa vai mais longe e mostra que 55% dos brasileiros questionam a necessidade de ter um veículo próprio.

A maneira como a geração millennial encara o consumo diz muito sobre esses dados.

Ao invés de investir em bens materiais, os jovens nascidos entre os anos 80 e o início dos anos 2.000 preferem desfrutar dos serviços proporcionados por estes bens. Graças a isso, o usufruto está se tornando mais importante do que a posse. Isso gera também outro benefício: diferentemente das gerações anteriores que mantinham contas fixas, os millennials estão acostumados a pagar apenas por aquilo que consomem.

Um novo serviço de aluguel de veículos já nasce de olho nessa mudança de perspectiva. Fundada nos Estados Unidos em 2016, a Vai.Car passou a funcionar no Brasil em dezembro de 2017. Em poucos meses, a empresa já havia conquistado uma frota de três mil clientes nas ruas.

Mas o que o serviço tem de diferente das empresas tradicionais? Ela investe nos veículos como um serviço e não como um produto. Com aluguel disponível exclusivamente online, os interessados podem escolher um automóvel e solicitá-lo para a data e o endereço desejado. “O seu carro atual provavelmente será o penúltimo ou último que você comprou. O próximo já não será seu”, afirma Helio Netto, sócio e CEO da locadora.

Sem a necessidade de retirada em lojas físicas ou do pagamento de caução, o serviço vem atraindo interessados em São Paulo e nos municípios do Grande ABC, onde está disponível. No momento, a empresa trabalha apenas com aluguéis mensais, com quilometragem ilimitada, que podem ser pagos em dinheiro, boleto bancário ou cartão de crédito.

Pagando a partir de R$ 1.399, os clientes não precisam se preocupar com gastos de manutenção, documentação, seguro ou IPVA do veículo. Quando acabar o período de aluguel, um colaborador da empresa se encarrega de buscar o carro.

Os automóveis da empresa são todos equipados com alarme, vidros e travamento de portas automáticos, além de contarem com direção hidráulica e ar condicionado. Atualmente, os modelos disponíveis na plataforma são Volkswagen Voyage, Fiat Grand Siena, Renault Logan, Nissan Versa, Chevrolet Onix e Ford Ka+.

Fonte: https://www.hypeness.com.br/2018/05/62-dos-millennials-nao-pensam-em-comprar-carro-como-isso-muda-a-industria-automotiva/

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.