Unidas registra receita líquida de R$ 1,6 bilhão
Unidas registra receita líquida de R$ 1,6 bilhão com ganho de margem EBITDA de locação no 1T25
Resultados do período reforçam estratégia da companhia de disciplina na alocação do capital e eficiência operacional
A Unidas encerrou o primeiro trimestre de 2025 com receita líquida de R$ 1,6 bilhão, um crescimento de 10,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento foi impulsionado, principalmente, pelo sólido desempenho do segmento de Gestão e Terceirização de Frotas.
![]() |
O crescimento da receita refletiu também no EBITDA dos negócios de locação de veículos, que totalizou R$ 608 milhões no 1T25, variação positiva de 14,7% em relação ao 1T24.
Adicionalmente, a margem EBITDA de locação cresceu 3,2 p.p. e alcançou 66,7%.
“Mantivemos os resultados consistentes no primeiro trimestre de 2025, ressaltando a nossa estratégia de rentabilização, buscando sempre fortalecer a marca Unidas e seguirmos competitivos nos negócios onde atuamos. Queremos construir uma empresa cada vez mais sólida, e isso envolve um trabalho que prioriza a otimização de processos, ganho de eficiência em custos operacionais e a disciplina na alocação de capital”, pontua Carlos Moreira, CEO da Unidas.
Na avaliação por segmento de atuação, em GTF, o foco foi a estratégia de precificação e renovação de ativos para fortalecer as margens. Em RAC, a companhia priorizou a rentabilidade dos negócios e adotou uma postura mais conservadora em relação ao crescimento da frota. Já em seminovos, a participação nas vendas do canal varejo aumentou, registrando um crescimento das vendas de 3 p.p. em relação ao 1T24.
No primeiro trimestre de 2025, a frota se manteve estável na comparação com o 1T24 e atingiu a marca de 117.196 ativos, entre unidades direcionadas para o aluguel de carros (RAC) e GTF. No período, a companhia investiu R$ 815 milhões em expansão e renovação de frota, além de R$ 37 milhões em melhorias e desenvolvimento de sistemas, em projetos de digitalização e em renovação e manutenção das lojas.
Destaques do 1T25
Gestão e Terceirização de Frotas Leves
- Frota de 49.530 mil ativos, crescimento de 17,8% na comparação com 1T24;
- Crescimento de 84% no número de clientes do Livre, segmento de carros por assinatura;
- Receita líquida de R$ 290 milhões, aumento de 41,9% em relação ao 1T24;
- EBITDA de R$ 229 milhões, com margem de 79%, avanço de 47,5% em relação ao primeiro trimestre de 2024.
Gestão e Terceirização de Veículos Pesados e Equipamentos
- Frota de 12.462 ativos, volume 2,7% superior ao 1T24;
- Receita líquida de R$ 200 milhões, crescimento de 4,5% em relação ao primeiro trimestre do ano passado;
- O EBITDA de R$ 137 milhões, margem de 68,7%, variação positiva de 4% na comparação com 1T24.
Rent a Car (RAC)
- 165 lojas em operação no 1T25;
- Receita líquida de R$ 422 milhões;
- Apesar da estratégia adotada de redução da frota operacional, que impactou diretamente a receita líquida, o EBITDA ficou estável quando comparado com o 1T24, e gerou um incremento de 2,1 p.p. em margem ao totalizar R$ 242 milhões.
Seminovos
- 63 lojas em operação no 1T25;
- Receita líquida de R$ 717 milhões, crescimento de 12,9% na comparação com 1T24.
Prêmios e rankings
A Unidas também foi reconhecida pela excelência no atendimento ao cliente e valorização de sua marca no 1T25.
Pela nona vez, a companhia foi eleita como melhor atendimento no Prêmio Consumidor Moderno, na categoria “Automóveis por Assinatura e Locação”, que chancela a dedicação da empresa em oferecer a melhor experiência aos clientes.
No período, a marca Unidas também se destacou no ranking da Brand Finance Brazil, como 22ª mais valiosa do país, o que representa um avanço de quatro posições em relação ao último ano.
Sobre a Unidas
A Unidas, integrante do grupo Brookfield, é uma das maiores empresas do setor de mobilidade no Brasil. Conta com cerca de 116 mil ativos entre veículos leves, caminhões, máquinas e equipamentos pesados. Oferece uma plataforma completa de soluções de gestão e locação de veículos, operações e manutenção, trazendo economia e praticidade para pessoas e empresas em todo o país. Possui também mais de 220 lojas entre aluguel de carros e venda de seminovos, incluindo leves e pesados, no varejo e atacado.
A companhia, tem mais de 5 mil colaboradores. O ranking Great Place to Work reconhece a empresa como uma das melhores para se trabalhar no Brasil. Além disso, a Kantar BrandZ elegeu a empresa como a 21ª marca mais valiosa do país. E também ocupa a 26ª posição no ranking da Brand Finance Brazil. Ainda conquistou por oito vezes o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviço ao Cliente na categoria “Locadora de veículos”.
Unidas registra receita líquida de R$ 1,6 bilhão com ganho de margem EBITDA de locação no 1T25