Além da venda, test drive do carro também poderá ser feito on-line
Ford desenvolve experiência virtual de condução do veículo
O setor automotivo concentra esforços em oferecer tecnologia não só nos carros, mas em toda a experiência do consumidor. Este é o caso da Ford que desenvolve atualmente recursos para que os clientes possam não apenas comprar um veículo pela internet, mas fazer também o test drive do modelo no ambiente digital. A área de pesquisa de tendências da companhia identifica que a realização de todo o processo de aquisição no ambiente virtual é algo que deve acontecer nos próximos anos.
Nesse contexto, o test drive é uma experiência muito importante, que não deve ficar de fora da digitalização. Segundo a Ford, é no primeiro contato com o carro que as montadoras têm a chance de conquistar o cliente por ser um momento com apelo emocional. Por esse viés o test drive on-line faria sentido, já que a companhia poderia simular ambientes e até o cheirinho de carro novo. Segundo a fabricante, os consumidores demoram cerca de três minutos para decidir se gostam ou não de um produto. Cada detalhe conta, destaca a marca: texturas, aromas e sons.
Ao experimentar um SUV, por exemplo, o consumidor poderia ser transportado para uma praia ou uma estrada de terra. “Não há limites para o nível de detalhes. As possibilidades são infinitas”, destaca em comunicado Jeffrey Nowak, chefe global de experiência digital da Ford. Com a iniciativa, a montadora pretende agradar a uma crescente fatia de consumidores que prefere ter experiências no lugar de apenas consumir um produto.
Fonte: Automotive Business