Blindagem na prática

Portal Blindados acompanhou em uma blindadora, o passo a passo da aplicação da blindagem em um veículo muito tradicional da categoria sedan.

Esta experiência foi bastante interessante e procuramos compartilhá-la através desta matéria, descrevendo de forma resumida, o processo de aplicação da blindagem em forma de etapas.

1a etapa – Preparação para entrada em produção

Após a recepção, foram avaliadas todas as funcionalidades do veículo, bem como as condições estéticas externas e internas. Registradas as alturas dianteira e traseira do veículo em relação ao solo, de forma bastante simples mas, fundamental para conferência e comparação ao término do processo da blindagem.

2a etapa – Desmontagem do veículo

Somente após a conformidade com a documentação junto ao Exército Brasileiro, foi iniciado o processo de produção. Com a Ordem de Produção em mãos, os colaboradores da empresa visitada puderam iniciar a remoção dos bancos e de todos os acabamentos internos do veículo. Todas as peças removidas foram identificadas e armazenadas em local específico para tal. Vale ressaltar o cuidado observado no manuseio e armazenagem dos Air bags.

3a etapa – Aplicação da manta de aramida

Nesta etapa foi iniciada a instalação da manta de aramida através da utilização de adesivo específico, ou seja, podemos dizer que a aramida é colada na parte interna da carroceria do veículo. As mantas de aramida, já cortadas de acordo com o projeto da blindadora, foram instaladas junto às portas, teto, vão entre porta-malas e habitáculo, paralamas dianteiros e parte superior do vão motor (chamada pelos operadores de “churrasqueira”).

4a etapa – Aplicação de aço conformado

Após a aplicação das mantas de aramida, foi realizada a fixação de peças em aço, através de buchas e parafusos especiais. As peças em aço foram instaladas junto às colunas frontais, centrais, posteriores, além da região superior que interliga estas colunas. Destacamos nesta etapa a aplicação de E.V.A. na parte interna das peças, que segundo os operadores, serve para evitar ruídos ao longo do tempo devido ao contato do aço com a carroceria.

5a etapa – Aplicação de proteções de maçanetas e retrovisores

Nesta etapa foi concluída a instalação de toda a blindagem opaca, através da aplicação das proteções de maçanetas das portas e principalmente nas áreas de fixação dos espelhos retrovisores externos.

6a etapa – Instalação dos vidros

Realizada a instalação dos vidros com propriedades balísticas. Nesta etapa pudemos compreender o quão cuidadoso deve ser o manuseio destes componentes, que são muito sensíveis a riscos e lascas. Um pequeno risco pode inutilizar uma peça por completo. Destaca-se também nesta etapa, a necessidade de abertura dos vãos por onde passam os vidros das portas, trabalho bastante severo e necessário.

7a etapa – Remontagem do veículo

Iniciada a remontagem do veículo através da instalação dos Air bags e cintos de segurança. Boa parte dos acabamentos necessitaram ser retrabalhados para perfeito encaixe ao novo volume agregado e modificações promovidas na carroceria. Avaliada a necessidade de correção da altura do veículo em relação ao solo a partir das anotações realizadas na entrada. Neste caso em especial, a altura traseira do veículo foi corrigida com a substituição das molas da suspensão.

8a etapa – Testes funcionais

Após a remontagem do veículo foram iniciados os testes elétricos, teste de rodagem e de estanqueidade (infiltração de água).
Durante os testes foi identificada a necessidade de alguns ajustes em acabamentos e outros. Nos chamou a atenção, o espaço destinado ao teste de infiltração de água, que pareceu bastante rigoroso.

9a etapa – Preparação para entrega

Enfim, o veículo chegou à última etapa, a de preparação final. O veículo passou novamente por criteriosa verificação de todas as suas funcionalidades através de um Check List detalhado de 180 itens e iniciou o processo de higienização interna e externa. Como o veículo retorna da produção e da fase de testes com fitas adesivas e marcas de manuseio em vidros e acabamentos, o serviço de preparação final mostrou-se bastante intenso. Terminado o processo, inclusive com o enceramento da pintura, o veículo foi disponibilizado para entrega.

Ao final de todo o processo, pudemos conferir a importância da realização de uma entrega técnica ao usuário do veículo, pois o nível de detalhamento e de cuidados na utilização do blindado, são bastante específicos.

Enfim, como temos sempre recomendado, no momento em que decidir pela blindagem de seu veículo, visite as blindadoras para conhecer as estruturas e os processos de blindagem.

 

Fonte: Portal Blindados

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.