Caoa Chery cresce na quarentena, mas com 90% das vendas para locadoras
Dos 253 veículos vendidos pela marca até 9 de abril, 244 foram emplacados em Goiás
No entanto, chama atenção o fato de mais de 90% dessas vendas estarem concentradas em uma única região: Goiás. O estado abriga a principal fábrica da montadora no Brasil e neste início de abril se tornou, de longe, o maior comprador de veículos da marca. Das 253 unidades vendidas nacionalmente, nada menos que 244 foram emplacadas por lá.
Consultada, a assessoria da CAOA Chery explicou que “os números de Goiás referem-se a veículos para locação de empresas”. Na prática, as locadoras se tornaram basicamente o canal de vendas da empresa neste período – e não o atendimento em domicílio. Para os SUVs Tiggo 5X e Tiggo 7, os mais vendidos da marca, essa dependência fica ainda mais evidente.
O Tiggo 5X, por exemplo, emplacou no período 146 unidades, sendo 123 delas em Goiás – disparado, o modelo mais vendido do estado. No ranking nacional, o crossover ficou atrás apenas do Volkswagen T-Cross (174) e do Ford EcoSport (147), empatado com Chevrolet Tracker (146) e à frente de Jeep Renegade (135), Nissan Kicks (134), Hyundai Creta (121) e Honda HR-V (115).
No caso do Tiggo 7, a participação das locadoras é ainda maior: dos 98 emplacamentos do início de abril, 94 foram concentrados em Goiás. Chama atenção ainda o fato de 61 deles terem sido registrados logo no primeiro dia útil do mês – cifra que fez do SUV o terceiro veículo mais vendido do Brasil.
Não custa lembrar, a Caoa Chery lançou recentemente sua própria locadora, a CAOA Rent a Car, para competir no mercado de vendas diretas. A empresa é responsável por locar carros da própria montadora, como também das outras marcas que representa no Brasil – Ford, Hyundai e Subaru. Talvez isso explique o fato de unidades do Tiggo 5X e Tiggo 7 2020, já emplacadas, estarem sendo vendidas como “usados” em lojas de São Paulo (SP), conforme apurou nossa reportagem.
FONTE: UOL – motor1