Como calibrar os pneus quando eles não estão "frios"?
Há uma fórmula matemática simples que permite fazer o cálculo na hora. Entenda
Li que o recomendável é calibrar os pneus enquanto estão frios. O que fazer quando não há local próprio perto de casa? – João Dib Endraues Júnior, Teixeira Soares (PR).
De acordo com a literatura, pneu frio é aquele que não rodou nas últimas quatro horas. A temperatura-padrão para medição da pressão do pneu é de 21° C.
Se a temperatura do pneu for outra, é possível corrigir a pressão que foi medida, o que pode ser feito por meio de uma fórmula específica, usando-se o valor da temperatura em Kelvin (lembre-se de que 0° C = 273,15 K).
Veja abaixo um exemplo de como calibrar um pneu com pressão recomendada pelo fabricante de 25 psi quando a temperatura do pneu está em 35° C:
Temperatura padrão: 21°C = (21 + 273,15) = 294,15 K = T1
Temperatura medida: 35° C = (35 + 273,15) = 308,15 K = T2
A fórmula é: (P1 x T2) / T1
Portanto teremos: (25 x 308,15) / 294,15 = 26,2 psi
Ou seja, a 35° C devemos calibrar o pneu com 26,2 psi para que a pressão seja equivalente às 25 psi recomendadas pelo manual a 21° C.
Para medir a temperatura do pneu, existem vários termômetros infravermelhos do tipo pistola, com preços entre R$ 69 e R$ 159, à venda na internet. Há também monitores de pressão e temperatura dos pneus, como o TPMS, testado recentemente por QUATRO RODAS.
Por Revista Quatro Rodas