Como o e-commerce pode influenciar a venda de carros no Brasil?
Sabia que agora é possível adquirir um carro pela internet? Montadoras e revendedoras têm apostado em estratégias de e-commerce para alavancar suas vendas.
Para os compradores, além das facilidades inerentes da compra online, existe a oportunidade de “encomendar” um modelo com preço mais acessível, no caso da aquisição de um carro zero.
Uma pesquisa da consultoria Capgemini mostra que 31% dos consumidores brasileiros gostariam de comprar seu próximo carro em plataformas virtuais.
Fazer com que todo o processo de comercialização (desde a pesquisa até a pós-venda) seja realizado de forma eficiente no espaço virtual é o desafio dos revendedores.
Atualmente, os sites especializados e as mídias sociais já funcionam como fonte de dados sobre os veículos. O e-commerce vai fortalecer o canal de comunicação entre comprador e vendedor.
Modelos de e-commerce no mercado automotivo: seminovos e Citroën – Os seminovos representam uma parcela do crescimento do comércio online de veículos no Brasil.
Um dos melhores exemplos é o da Webmotors, portal de vendas que contém mais de 300 mil carros. A maioria de seu estoque é de carros seminovos.
Ainda não existe a opção de efetuar o pagamento pelo site; a plataforma funciona como um espaço de informação sobre os carros e é utilizada para fazer a primeira mediação entre cliente e vendedor (pessoa física ou jurídica).
A partir da proposta de compra, a negociação ocorre no território off-line.
Uma tentativa mais ambiciosa é a da Citroën. A montadora francesa anunciou o Citroën St@rt, uma plataforma de e-commerce exclusiva voltada para a venda online do compacto premium C3 e o SUV Compacto Aircross no Brasil.
Ela foi lançada oficialmente neste mês durante o Salão do Automóvel e é uma aposta no sentido de oferecer aos clientes a chance de customizar seu próximo carro com itens e detalhes estéticos à sua escolha.
Não é a primeira novidade da Citröen esse ano, em março a montadora lançou a revisão de R$ 1 por dia para os modelos C3 e Novo Aircross.
Por outro lado, os modelos “encomendados” são uma oportunidade futura das concessionárias diminuírem seus estoques e respectivos custos uma vez que só precisarão se preocupar com a montagem dos veículos a partir do momento de seu pedido.
Isso abaixa sensivelmente o gasto da operação logística e, consequentemente, reflete em diminuição no valor final do produto ao consumidor.
Em outras palavras, poderá se pagar menos por um automóvel que tenha mais atributos, aumentando assim o custo-benefício da compra.
Assim como na compra de qualquer artigo pela internet, é necessário também tomar cuidados na hora da compra de um carro pela web, sobretudo em relação aos seminovos – fique atento à documentação do veículo e ao histórico de recibos do IPVA e sempre tenha cópia de todos os documentos de compra.
Na hora de comprar um automóvel zero km, pesquise bem sobre as condições de pagamento e os atributos técnicos do carro. A compra online tem que facilitar sua vida e não complicá-la.
Para os compradores, além das facilidades inerentes da compra online, existe a oportunidade de “encomendar” um modelo com preço mais acessível, no caso da aquisição de um carro zero.
Uma pesquisa da consultoria Capgemini mostra que 31% dos consumidores brasileiros gostariam de comprar seu próximo carro em plataformas virtuais.
Fazer com que todo o processo de comercialização (desde a pesquisa até a pós-venda) seja realizado de forma eficiente no espaço virtual é o desafio dos revendedores.
Atualmente, os sites especializados e as mídias sociais já funcionam como fonte de dados sobre os veículos. O e-commerce vai fortalecer o canal de comunicação entre comprador e vendedor.
Modelos de e-commerce no mercado automotivo: seminovos e Citroën – Os seminovos representam uma parcela do crescimento do comércio online de veículos no Brasil.
Um dos melhores exemplos é o da Webmotors, portal de vendas que contém mais de 300 mil carros. A maioria de seu estoque é de carros seminovos.
Ainda não existe a opção de efetuar o pagamento pelo site; a plataforma funciona como um espaço de informação sobre os carros e é utilizada para fazer a primeira mediação entre cliente e vendedor (pessoa física ou jurídica).
A partir da proposta de compra, a negociação ocorre no território off-line.
Uma tentativa mais ambiciosa é a da Citroën. A montadora francesa anunciou o Citroën St@rt, uma plataforma de e-commerce exclusiva voltada para a venda online do compacto premium C3 e o SUV Compacto Aircross no Brasil.
Ela foi lançada oficialmente neste mês durante o Salão do Automóvel e é uma aposta no sentido de oferecer aos clientes a chance de customizar seu próximo carro com itens e detalhes estéticos à sua escolha.
Não é a primeira novidade da Citröen esse ano, em março a montadora lançou a revisão de R$ 1 por dia para os modelos C3 e Novo Aircross.
Por outro lado, os modelos “encomendados” são uma oportunidade futura das concessionárias diminuírem seus estoques e respectivos custos uma vez que só precisarão se preocupar com a montagem dos veículos a partir do momento de seu pedido.
Isso abaixa sensivelmente o gasto da operação logística e, consequentemente, reflete em diminuição no valor final do produto ao consumidor.
Em outras palavras, poderá se pagar menos por um automóvel que tenha mais atributos, aumentando assim o custo-benefício da compra.
Assim como na compra de qualquer artigo pela internet, é necessário também tomar cuidados na hora da compra de um carro pela web, sobretudo em relação aos seminovos – fique atento à documentação do veículo e ao histórico de recibos do IPVA e sempre tenha cópia de todos os documentos de compra.
Na hora de comprar um automóvel zero km, pesquise bem sobre as condições de pagamento e os atributos técnicos do carro. A compra online tem que facilitar sua vida e não complicá-la.
Fonte: Mecânica Online