É tempo de se aquecer

ar_condicionado

Durante o inverno, muitas pessoas saem de carro superagasalhadas e não se dão conta de que a maioria dos veículos conta com um sistema de ventilação interna capaz de proporcionar temperaturas agradáveis, mesmo com o clima frio.

De acordo com o boletim técnico divulgado pelo Cesvi Brasil, o segredo está no controle de temperatura do ar circulante, que está lá quase sempre intocado, na posição de ar mais frio possível. Mas a pergunta que você talvez sempre se faça e para qual não tenha tido resposta: de onde vem o ar quente do sistema?

O princípio de funcionamento é simples. Dentro da caixa de ar, existe um pequeno trocador de calor por onde passa a água quente do motor, transferindo o calor para o ar circulante dentro do veículo.

No início do funcionamento do motor, não é possível aquecer o ar, mas, poucos minutos após a partida, com o seletor posicionado no “quente”, sempre sinalizado pela cor vermelha no painel, é possível sentir logo a diferença de temperatura no ar. Esse seletor de temperatura no painel é responsável por permitir ou não a circulação de água quente no trocador de calor, que fará o aquecimento do ar interno. Dosando a temperatura, é possível ter mais conforto ao se dirigir em dias frios.

O direcionamento do ar quente pode ainda ser ajustado para desembaçar o para-brisa, mas é uma opção mais demorada em relação ao uso breve do ar-condicionado para a região do vidro.
Filtro antipólen. O item presente na maioria dos sistemas de ar-condicionado é responsável por filtrar o ar que entra na cabine. Aconselha-se que seja substituído a cada 10 mil km. Deve-se também mandar limpar os dutos de ventilação pelo menos uma vez ao ano a fim de eliminar bactérias e fungos e evitar possíveis reações alérgicas e infecções.

Do Jornal O Tempo.

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