Em ano histórico, BYD cresce quase 70 vezes no Brasil

Em ano histórico, BYD cresce quase 70 vezes no Brasil e vende mais carros elétricos do que todos os concorrentes somados

BYD vende 10.274 unidades 100% elétricas em 2023 contra 9.036 das outras marcas. Entre os híbridos, o Song Plus também lidera com folga, 60% acima do segundo colocado

A BYD, maior empresa do mundo na produção de veículos elétricos e híbridos, fez história e também se consolidou com folga na liderança do mercado de veículos eletrificados no Brasil em 2023. Com os resultados do acumulado do ano passado, a greentech, que começa em breve a instalar sua infraestrutura de produção numa fábrica na Bahia, mostra que veio para mudar o mercado de automóveis no país. Em 2023, de acordo com dados da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), foram vendidos 17.947 carros da marca, um crescimento astronômico de 6.900%, o equivalente a quase 70 vezes, em comparação com as 260 unidades comercializadas em todo o ano de 2022.

Entre os veículos 100% elétricos, chamados de BEV (Battery Electric Vehicles ou Veículos Elétricos de Bateria), o Dolphin liderou com folga, com 5.971 unidades comercializadas no ano. No ranking dos 5 mais vendidos, o BYD Dolphin vendeu mais do que os outros quatro modelos somados (4.756 unidades).

Se o recorte for entre os 10 mais vendidos, os modelos da BYD alcançaram um market share de 72%.

No top 5, a BYD ainda aparece com mais três modelos: BYD Yuan Plus (1.756), BYD Seal (1.040) e BYD Dolphin Plus (841). Entre os primeiros 10 carros do ranking anual, a BYD vendeu quase três vezes mais que as principais marcas no acumulado de 2023.

O Dolphin assumiu a liderança mensal de vendas em setembro e se consagrou pela quarta vez consecutiva como o carro elétrico mais vendido do Brasil em dezembro. A marca obteve um volume recorde de vendas, com 3.617 unidades no último mês do ano e uma participação de 60% no mercado (BEV), registrando crescimento de 72% sobre as vendas de novembro (2.099 unidades).

O sucesso de vendas se traduziu também em reconhecimento pelos especialistas e a imprensa. O Dolphin foi o veículo elétrico mais premiado de 2023 com 10 conquistas, entre elas: o melhor carro do ano de 2024, principal categoria da premiação da revista AutoEsporte, da editora Globo; Foi o carro destaque pelo UOL, um dos maiores portais do Brasil, no Prêmio Mobilidade 2024 do Estadão levou dois troféus e também brilhou no Trend Car 2024, do portal Terra.

“O BYD Dolphin mudou a história do mercado automotivo brasileiro e logo se tornou um campeão absoluto de vendas. Isso porque é um modelo completo, eficiente e com uma ótima autonomia. O brasileiro mostrou que está preocupado com carros que não poluam. Para 2024, teremos ainda mais novidades que vão mexer novamente com o mercado”, afirma Tyler Li, presidente da BYD do Brasil.

No acumulado de 2023, a BYD marcou mais um recorde nas vendas de veículos elétricos, com um total de 10.274 unidades, obtendo uma participação de 52,3% sobre o total de automóveis elétricos comercializados (19.310 veículos) no mercado brasileiro. O resultado se torna ainda mais expressivo ao se considerar que a venda dos modelos elétricos BYD (10.274 veículos) superou todos os outros modelos elétricos somados (9.036 unidades).

Sucesso entre os híbridos: o número 1

No segmento de veículos PHEV, o hibrido plug-in BYD Song Plus DM-i foi o modelo mais vendido do mercado brasileiro no acumulado 2023, com 7.669 veículos, o que representa 23,2% de todas as vendas desta categoria no ano passado (33.049 unidades) e 60% acima do segundo lugar (4.605 unidades). O modelo também manteve a liderança com folga em vendas em seu segmento no mês de dezembro, com um total de 1.883 unidades ou 35,18% do total de vendas no mês (5.353 unidades).

Para Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD, “os números mostram que a BYD veio para ficar e que esse é um movimento sem volta rumo a um futuro mais verde e sustentável. Vamos em breve lançar um modelo híbrido plug-in flex para combinar etanol com o motor elétrico e ter um carro pensado especialmente para o mercado nacional. A BYD agora é uma empresa brasileira”.

Rede de concessionárias em ritmo acelerado

O ano passado foi muito positivo também para a rede de concessionárias de automóveis BYD, com forte crescimento no mercado brasileiro. A greentech alcançou em outubro a marca de 100 unidades nomeadas no país, dois meses antes da previsão inicial e as metas continuam ousadas: a ideia é chegar até o final de 2024 com um total de 250 concessionárias no território brasileiro (entre unidades em atividades e novas nomeações).

A BYD fechou 2023 com 59 concessionárias em operação e deverá ter mais 61 unidades até o final do primeiro trimestre deste ano. Todas as capitais das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste terão representantes da marca ainda em janeiro. São Paulo e Minas Gerais são os estados que reúnem o maior número de unidades dentro da rede BYD, respectivamente, com 15 e seis concessionárias.

Obras em Camaçari começam em fevereiro

A BYD confirmou para fevereiro o início das obras de instalação do complexo de Camaçari (BA). O investimento no projeto da primeira fábrica de carros da BYD fora da Ásia está estimado em R$ 3 bilhões e terá capacidade inicial para produzir até 150 mil veículos por ano.

O novo polo industrial vai gerar 10 mil postos de trabalho e os processos de seleção já foram iniciados. A ideia é priorizar a mão de obra local, por intermédio da capacitação e total integração entre os colaboradores brasileiros e chineses. Assim, a empresa também pretende fortalecer e consolidar a economia local, gerando novas oportunidades, inclusive com a criação de um grupo de fornecedores para atender futuras demandas.

A expectativa é transformar a região Nordeste em um verdadeiro centro de inovação, e tornar o Brasil reconhecido como uma referência mundial em termos de potência energética e consumo, além de um polo exportador de produtos eletrificados.

BYD e a liderança na venda de veículos 100% elétricos no mundo

A maior do mundo alcançou a venda global de 3.024.417 eletrificados em 2023, o que significou um crescimento anual de 61,8%. Foram mais de 340 mil unidades comercializadas só em dezembro. Um crescimento de 45% em comparação com dezembro de 2022. É a primeira vez na história que a BYD assume a liderança nas vendas de modelos 100% elétricos, no último trimestre de 2023.

Sobre a BYD

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).

A empresa também é responsável pelo SkyRail (monotrilho) com a Linha 17 – Ouro em São Paulo. Além disso, a BYD comercializa no Brasil sistemas de armazenamento de energia, inversores, empilhadeiras, caminhões, furgões e automóveis, todos elétricos e com baixa emissão de poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU). Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país e hoje já conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação. Em abril de 2022, a BYD Energy inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro. Em 2023, foi eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo.

 

Em ano histórico, BYD cresce quase 70 vezes no Brasil

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.