Entendendo a blindagem automotiva – Cintas de Rodas
Complementando a série de matérias com o objetivo de desvendarmos os detalhes de uma blindagem automotiva, trazemos um interessante esclarecimento a respeito das Cintas de Rodas.
Comumente tratadas como “blindagem de pneus”, de forma totalmente equivocada, a Cinta de Roda é um dispositivo acessório montado internamente à roda. Este dispositivo tem como objetivo evitar que, caso o condutor enfrente uma situação de emergência onde algum pneu tenha sido atingido por um projétil, ao se esvaziar seja expelido pela roda ao ser tracionado o veículo. O perfil interno da roda possui uma espécie de sulco que visa facilitar a montagem do pneu, no entanto como descrito, caso o pneu se esvazie este sulco facilitará o deslocamento lateral do pneu, fazendo com que o mesmo se desprenda da roda.
Na hipótese de um pneu se soltar da roda, o sistema de tração do veículo ficará comprometido, pois a roda estará em contato direto com o solo e o veículo ficará “patinando”. Neste caso o veículo terá dificuldade em se movimentar podendo colocar os ocupantes do blindado em risco.
Esclarecida a real funcionalidade das Cintas de Rodas, destacamos suas particularidades:
– confeccionada em aço inoxidável;
– pode gerar alguma dificuldade na hora da substituição dos pneus, pois o operador deverá conhecer como montar e desmontar esse dispositivo para poder substituir o pneu;
– deve ser consultada a sua aplicação em rodas que possuam sensores de pressão dos pneus, pois podem interferir no funcionamento destes dispositivos;
Existem outras soluções no mercado em substituição às Cintas de Rodas, tais como Sistema Run Flat (Cintas de Borracha) e pneus do tipo Run Flat que dispensam qualquer acessório, pois possuem uma banda lateral com composto especial que se auto sustenta em caso de perda de pressão, mas este será o tema de uma próxima matéria…
Fonte: Portal Blindados