Fiat, GM e VW perdem quase 8% de participação em 2015
De Automotive Business
Após a chegada de novas marcas, as quatro montadoras mais antigas no Brasil começaram a ver seu território lentamente sendo tomado pelas novidades, que antes só eram conhecidas dos consumidores que iam ao exterior ou que liam revistas.
Desde os anos 90, as marcas mais antigas vêm perdendo terreno e em 2015, Fiat, GM e VW perderam 7,82% de participação no mercado nacional. Com isso, esse trio – líder em vendas – caiu de 56,6% para 48,6% de market share no Brasil.
Apesar de líder, quem mais perdeu foi a Fiat, cuja queda foi de 3,26%, reduzindo seu percentual para 18,2%. A GM perdeu 2% e caiu para 15,3%. A VW, perdeu 2,5% de participação e está com 15% do mercado. As duas primeiras sofrem por não ter lançamentos, enquanto a alemã perdeu a liderança do Gol, que não é compensada pelo Fox e up!.
Se alguém perde, há quem ganhe com isso. A Honda já estava bem, mas com o HR-V, deu um bom salto no mercado, ampliando seu market share em 1,99% em 2015. Agora a japonesa tem 5,98% do mercado e suas vendas saltaram 17,42%, a única em alta entre as 10 marcas mais vendidas em 2015.
Surpreendentemente a Ford aparece logo depois, ganhando 1,68% no período. O Novo Ka se tornou um sucesso, que ajudou a decolar a sempre mais tímida das quatro grandes. Ainda assim, ela teve queda de mais de 7% nas vendas.
Em terceiro, a Toyota com alta de 1,39% em participação, mas mesmo assim, a nipônica apresentou queda de 2,52% e está com 7,04% do mercado. A Hyundai também ganhou mais de 1% de market share, sendo exatos 1,02% e hoje tem 8,06% do mercado.
Fora das 10 mais vendidas, a Jeep decolou de patamar com 1.163% de crescimento nas vendas com seu Renegade. Com 90% das vendas da marca, o SUV feito em Pernambuco elevou a Jeep para a 12º posição em 2015 e deu a ela 1,21% do mercado nacional.
A Citroën está com 1,26%, após perda de quase 0,5% de participação, mas mantém a 11ª posição. A Peugeot perdeu 0,25% e está com 1% de market share em 13º. A Mercedes-Benz subiu de 15º para 14º ampliando seu market share de 0,42% para 0,78%. A Kia caiu para 15º e continua perdendo terreno. A Audi passou de 0,37% para 0,66% este ano, enquanto a BMW subiu de 0,45% para 0,58%.
Confira abaixo a participação das 10 marcas vendidas em 2015:
1) Fiat – 18,21% – (-3,26%)
2) GM – 15,36% – (-2,03%)
3) VW – 15,05% – (-2,52%)
4) Ford – 10,67% – (1,68%)
5) Hyundai – 8,06% – (1,02%)
6) Renault – 7,16% – (0,17%)
7) Toyota – 7,04% – (1,39%)
8) Honda – 5,98% – (1,99%)
9) Nissan – 2,47% – (0,41%)
10) Mitsubishi – 1,73% – (-0,08%)
Fonte: Notícias Automotivas