Fiat Toro é lançada; picape parte de R$ 76,5 mil
A Fiat Toro, nova picape da marca, foi apresentada nesta segunda-feira (15), em Campinas (SP), depois de meses de campanha de antecipação, com poucas fotos oficiais reveladas e muitos flagras pelas estradas brasileiras.
Ainda em dezembro passado, a montadora prometeu que a Toro é o produto “mais sofisticado que a Fiat já produziu no mundo inteiro”, nas palavras de Marco Antônio Lage, diretor de comunicação.
É o segundo fruto da Fiat Chrysler (FCA) no Brasil – o primeiro foi o Jeep Renegade. Ambos saem da fábrica inaugurada no ano passado, em Goiana (PE), e dividem a arquitetura.
“Vamos pegar clientes de picapes medium size – talvez não aquele picapeiro de raiz, mas donos de sedan, SUVs e hatches médios”, afirmou Carlos Eugênio Dutra, diretor de produto da FCA.
Versões
A Toro será oferecida em quatro versões, além de uma série especial de lançamento, chamada de Opening Edition. Confira os preços de cada uma e alguns itens de série divulgados pela marca.
Freedom 1.8 flex automática de 6 marchas – R$ 76.500
Itens de série: ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, rodas de 16 polegadas, suspensão com rodas independentes, freio a disco na dianteira e tambor na traseira, piloto automático com controlador de velocidade, quadro de instrumentos de 3,5 polegadas em TFT, rádio com comnados no volante, , fixação do tipo Isofix, sensor de estacionamento traseiro e revestimentos de caçamba.
Freedom Opening Edition 1.8 flex automática de 6 marchas – R$ 84,4 mil
Série especial de lançamento, é baseada na Freedom, porém, equipada com todos os equipamentos opcionais: rodas de liga leve com parafusos antifurto, faróis de neblina, retrovisores elétricos rebatíveis com tilt down, capota marítima, ar-condicionado de 2 zonas, câmera de ré, volante em couro com borboletas (paddle shifters) e central multimídia Uconnect Touch NAV de 5 polegadas.
Freedom 2.0 diesel manual 4×2 – R$ 93,9 mil
Itens de série: todos os equipamentos da Freedom 1.8 Flex, além de skid plate integrado ao para-choque dianteiro, rodas de aço de 16” super spoke e protetor de cárter.
Freedom 2.0 diesel manual 4×4 – R$ 101,9 mil
Itens de série: todos da versão anterior, além de controle automático em descidas íngremes no fora de estrada, retrovisores externos elétricos com memória (tilt down / rebatimento / luz de conforto) brake light, alarme e iluminação de caçamba.
Volcano 2.0 diesel automática 9 marchas 4×4 – R$ 116,5 mil
Itens de série: todos os equipamentos das versões anteriores, incluindo ar-condicionado de 2 zonas e câmera de ré, e acrescenta rodas de liga leve de 17 polegadas, quadro de instrumentos colorido em TFT de 7 polegadas, central multimídia UConnect com tela de 5 polegadas, faróis de neblina cornering (que acompanham as curvas), faróis principais com DRL (LEDs de diurnos).
SUV com caçamba?
Com a “alma” do Renegade, a Toro é uma mistura de picape com SUV, que a montadora batizou de Sport Utility Pick-up (SUP). Maior que a campeã de vendas Strada, a Toro é o segundo lançamento no Brasil com esse perfil: a Renault saiu na frente, com a Oroch, em outubro passado.
Nessa nova “subcategoria”, as duas montadoras prometem a dirigibilidade de carro “comum” para veículos maiores. Mas o modelo da Fiat promete enfrentar a Oroch e outras concorrentes com uma vasta gama, que inclui três opções de câmbio, dois motores e duas trações.
Em 2016, a Fiat pretende emplacar 40 mil unidades da Toro. Nos primeiros 12 meses, a expectativa é vender 50 mil unidades.
Motores
Só uma, da Freedom, mais “barata”, tem motor flex: é o 1.8 do Renegade. Mas nada de câmbio manual para ela: a combinação é com câmbio automático de 6 marchas. Como a picape é mais pesada que o SUV, propulsor foi alterado e a potência subiu de 135 cv para 139 cv.
Nesta configuração, a Toro acelera até 100 km/h em 12s2, abastecida com etanol, e atinge velocidade máxima de 175 km/h, segundo medição da fabricante. De acordo com o diretor de produto, o motor ganhou nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
Já a Volcano traz motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, que pode ser combinado com câmbio manual de 6 marchas) ou com o automático de 6 ou 9 marchas. Duas configurações oferecem tração 4×4.
Mais pesado e com maior capacidade de carga, o modelo topo de linha alcança 100 km/h em exatos 10 segundos, afirma a fabricante. A velocidade máxima é 188 km/h.
Mais espaço interno
Em tamanho, a Toro fica nesse nicho das picapes “quase médias”, ou seja, maiores que as compactas e menores que as médias, como a Chevrolet S10. São 4,91 metros de comprimento, 1,74 m de altura, 1,84 m de largura. Ela é maior que a Oroch (20 cm a mais de comprimento), mais larga (2 cm a mais) e mais alta (5 cm de diferença).
Mas o número que merece atenção é o da distância entre-eixos, que é considerado praticamente um sinônimo de espaço interno: são 2,99 m na Toro contra 2,83 m do modelo da Renault e os restritos 2,75 m da Strada cabine dupla. Apenas 9 cm a menos que o entre-eixos da S10 cabine dupla.
Tampa abre no meio
Outra diferença favorável é a capacidade de carga, de 820 litros: bem mais que os 683 l da Oroch e os 680 l da Strada. Com o extensor de caçamba, a Toro alcança 1.225 l.
Além de poder levar mais carga, a Toro também promete uma abertura da caçamba facilitada, por meio de uma porta que abre em duas partes, para os lados. Não existe outra opção de abertura. O estepe fica embaixo da caçamba.
A solução lembra a de uma antecessora histórica da Toro, a Fiat City, picape compacta lançada no final dos anos 1970. Na época, a pequena tampa abria para o lado esquerdo.
Por Luciana de Oliveira, do G1.