Ford reduz preços de Focus, Fusion e EcoSport em até R$ 10 mil
Marca reposiciona a tabela de Focus para torná-lo mais competitivo e dá bônus para queimar a linha atual do SUV compacto, que muda em agosto
O novo posicionamento de preços do Focus hatch fez o modelo baixar até R$ 6 mil em relação à tabela anterior. Reinaldo CanatoFord
A Ford reduziu os preços de tabela da linha Focus e Fusion e está com bônus de fábrica para EcoSport. Os modelos ficaram entre R$ 2 mil e R$ 10 mil mais baratos, além da possibilidade de financiá-los com taxa zero em 24 parcelas.
Enquanto a queda nos valores do SUV compacto visa acabar com os estoques da linha atual até a chegada do modelo renovado em agosto, a dos outros dois é um reposicionamento de produto para torná-los mais competitivos em seus segmentos, especialmente o Focus.
O EcoSport agora começa em R$ 66,9 mil na versão 1.6 SE manual – o valor anterior era de R$ 72,8 mil (bônus de R$ 5,9 mil) – e alcança R$ 87,9 mil na topo de gama 2.0 Titanium automático, ante os R$ 94,7 mil anteriormente (R$ 6,8 mil de queda).
Já o Focus hatch passa a custar a partir de R$ 74,6 mil – era vendido a R$ 77,2 mil (diferença de R$ 2,6 mil). A maior variação contempla a versão SE Plus 2.0 automática, que caiu de R$ 95,9 mil para R$ 89,9 mil (R$ 6 mil a menos). É justamente a configuração do carro que mais vende. Para as unidades 2016/17 em estoque, a redução pode chegar a R$10 mil, dependendo da versão.
A marca busca acirrar a briga com os principais concorrentes, o Chevrolet Cruze Sport6 (R$ 91.890) e o Volkswagen Golf (R$ 74.990). No 1.º semestre, o líder Cruze emplacou 3.222 unidades, o Golf, 2.461, e o Focus, 2.115.
A nova geração do do Focus está prevista para estrear na Europa no ano que vem, chegando ao Brasil só em 2019.
O Focus Fastback também sofreu reajustes para diminuir o abismo que existe para os líderes do segmento. A diminuição vai de R$ 4.090 a R$ 5.940. O sedã médio começa em R$ 81,9 mil (R$ 85.990 na tabela antiga) e vai até R$ 105,9 mil (antes batia em R$ 110.840).
O modelo fechou o primeiro semestre com 2.592 exemplares licenciados, bem distante de Toyota Corolla (R$ 91,9 mil) e Honda Civic (R$ 87,9 mil), com 29.188 e 14.646 unidades, respectivamente. À frente dele em vendas ainda estão Chevrolet Cruze (R$ 91.890) e Volkswagen Jetta (R$ 80.741).
Já o sedã grande mais emplacado do país, o Fusion, o custo inicial reduziu R$ 4,8 mil na versão 2.5 Flex, vendida por R$ 119,9 mil, com foco a frotistas. Para o público em geral, o modelo de entrada é o SEL 2.0 EcoBoost e agora é oferecido a R$ 125,9 mil ou R$ 2,8 mil mais em conta. O Fusion Hybrid, mais caro da gama, baixou de R$ 163,7 mil para R$ 160,9 mil.