GM estuda novo carro compacto de até R$ 30 mil para o Brasil
Em visita pela primeira vez ao Brasil após assumir o posto de presidente global da GM, Dan Ammann afirmou que a montadora estuda a produção de um novo carro compacto popular. Ele não revelou a data de lançamento e nem onde seria fabricado, mas disse que seria comercializado no país. “Queremos aumentar o volume de negócios no Brasil, mas isso está em evolução. Estamos pensando em produzir um carro de até R$ 30 mil. O Brasil é um mercado estratégico para a GM.”
Sobre a saída do Celta do mercado e um possível substituto para o modelo, Jaime Ardila, presidente da GM América do Sul disse que a montadora está finalizando um estudo técnico. “Estamos pensando em um produto global. Esse ‘Código da Vinci’ ainda não achamos, mas a responsabilidade é do Brasil. Será algo em torno de R$ 25 mil a R$ 30 mil para o consumidor. O compacto novo está em análise técnica. Isso leva tempo. A engenharia está trabalhando forte nisso, preocupados com a Inovar-Auto. Estamos focados em encontrar uma forma regulatória, que envolve tecnologia, conforto e segurança. Em carros menores isso é mais difícil.”
Ele disse que o “Onix e o Prisma estão indo bem em vendas. Mas ainda assim projetamos uma estabilidade do mercado para 2014 e 2015. Não dá para falar ainda em números para este ano. Em 2013 produzimos 650 mil unidades e pensamos que em 2014 a produção se mantenha com números parecidos.”
Sobre o novo compacto popular ser fabricado no país, Ardila afirmou que “a minha equipe está tão ansiosa quanto vocês [imprensa]. Eu até teria algo para anunciar, mas prefiro falar sobre um pacote completo a ficar anunciando pequenas coisas”, disse.
Recall
Ammann falou sobre o recall provocado por um defeito na ignição em 1,3 milhão de veículos no mês passado, nos Estados Unidos. Doze mortes estariam ligadas à falha. “A GM é uma empresa transparente. Estamos colaborando com a investigação e estamos trabalhando diretamente com os consumidores”.
“Isso quer dizer que o recall está em andamento, a investigação vai demorar anos, mas estamos colaborando com esse trabalho, é nosso interesse”, disse Marco Munhoz, vice-presidente da GM no Brasil.
Argentina
“Exportamos 80 mil unidades para a Argentina em 2013. Nossa projeção para este ano é de queda de 25% das exportações, podendo chegar a uma queda de 40 mil unidades. De qualquer forma, o mercado argentino será mantido pela produção local. Vamos focar na produção de veículos no país para manter o mercado argentino.”
Por Glauco Araújo, do G1.