Google já tem sua própria montadora de veículos, diz jornal

Google Auto LLC teria ganho licença no ano passado na Califórnia.
Empresa já testa carros sem motorista nas ruas dos Estados Unidos.

Google Auto LLC teria ganho licença no ano passado na Califórnia. Empresa já testa carros sem motorista nas ruas dos Estados Unidos.

Há algum tempo, o Google testa carros que dirigem sozinhos e já prometeu que eles estarão prontos para o consumo em 2020, mas o que ninguém sabia é que a empresa de tecnologia já se registrou como fabricante de veículos nos Estados Unidos.

Segundo documentos obtidos pelo jornal britânico The Guardian, o Google Auto LLC foi criado ainda em 2011 e licenciado para montar automóveis no ano passado, na Califórnia. A empresa não comentou as informações.

Ainda segundo o jornal, o Google Auto LLC aparece como fabricante dos 23 carros autônomos da Lexus, que são testados nas ruas sem motoristas e se envolveram recentemente em pequenos acidentes.

Carro autônomo do Google em foto de 13/05/2014 (Foto: Eric Risberg/AP)Modelo Lexus modificado pelo Google em foto de 13/05/2014 (Foto: Eric Risberg/AP)

Em maio deste ano, o diretor do programa de carros autônomos do Google, Chris Urmson, foi apontado como CEO da subsidiária. No mesmo mês, a empresa anunciou a construção de 100 protótipos sem volante e pedais de aceleração ou freio.

O The Guardian afirma ainda ter visto documentos enviados ao órgão nacional de segurança viária dos EUA (NHTSA). Neles, os protótipos são descritos como “veículos leves de baixa velocidade” e não serão vendidos comercialmente, pelo menos por enquanto.

Os carrinhos do Google seriam empurrados por motor elétrico de 20 a 30 kW (27 a 40 cv), com tração traseira e freios independentes em cada roda. A velocidade máxima seria de 40 km/h.

Até então, esperava-se que a gigante de tecnologia se associasse a uma montadora de veículos para produzir seus modelos autônomos, mas agora ganha força a ideia de o Google ter sua marca própria de carros.

Por outro lado, é possível que a nova empresa tenha sido criada apenas para minimizar os riscos, caso seja um desastre.

Carros autônomos
Além do Google, outras empresas têm projetos relacionados a carros sem motorista, a maioria delas são montadoras de veículos, como Toyota, Nissan, Mercedes-Benz, Audi e Volvo. Por ora, são apenas testes: nenhuma marca foi autorizada a comercializar esse tipo de carro.

Alguns estados dos EUA e países europeus autorizaram que veículos em teste circulem por vias públicas. Especialistas afirmam que a viabilidade dos carros autônomos depende, além da tecnologia desses veículos, de interação com sistemas de controle de tráfego das cidades e rodovias.

Carro autônomo do Google dirige pelas ruas da Califórnia (EUA). (Foto: Divulgação/Google)

Carro autônomo do Google dirige pelas ruas da Califórnia (EUA). (Foto: Divulgação/Google)

G1.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.