GWM vai produzir híbrido flex no Brasil em 2024

GWM produzirá veículos com motores flexível e elétrico na fábrica de Iracemápolis; picape Poer deve estrear sistema híbrido flex da chinesa

 

Na semana em que o Jornal do Carro noticiou os 20 anos do lançamento do carro flex no Brasil e suas inovações, a Great Wall Motors (GWM) anunciou que entrará na dança. Durante apresentação para detalhamento de serviços pós-vendas, a fabricante chinesa confirmou a futura produção de veículos híbridos com alimentação bicombustívlel no País.

“Existe um caminho de eletrificação acontecendo no mundo, seja ele no híbrido, 100% a bateria, ou para o futuro, com pesquisas de células de combustível. E o Brasil tem papel protagonista em toda essa base”, sinalizou Oswaldo Ramos, CCO da GWM do Brasil. “Estamos em desenvolvimento com essa tecnologia híbrida flex. A gente vai lançar o novo primeiro produto, que não é o Haval H6, feito em Iracemápolis (SP) com sistema híbrido flex”, admitiu Ramos.

Picape Poer deve estrear sistema híbrido flex da GWM

Dessa forma, a fabricante chinesa acompanhará a Toyota, que foi a primeira montadora a lançar um carro híbrido flex no mundo em 2018, com o Corolla sedã hybrid. Ainda não se sabe qual o modelo será o escolhido pela GWM. Mas a data é certa: a produção começa no segundo semestre de 2024, quando a fábrica da montadora – que era da Mercedes-Benz – dará início à operação. Contudo, tal como o JC antecipou, o modelo será a picape média Poer.

No momento, a montadora testa no Brasil outro modelo já disponível no mercado chinês, o Jolion. O modelo é menor que o H6, ou seja, tem tamanho de Honda HR-V, Hyundai Creta e VW T-Cross. É quase certo que a GMW vai vender o SUV compacto no Brasil. Entretanto, a mais cotada para estrear o sistema híbrido flex é a picape Poer. Vale lembrar que, na fila de novidades, estão ainda os SUVs off-road de luxo da marca Tank.

Demais planos e serviços

A GWM confirmou a chegada ao Brasil de 584 unidades do Haval H6 (linha 2023/2024), bem como a inauguração do primeiro ponto de vendas em um shopping de São José do Rio Preto (SP). O plano da marca é inaugurar 50 concessionárias, por meio de parceria com 28 grupos. Com aporte de R$ 1 bilhão, as unidades abrirão as portas ainda no 2º trimestre deste ano. Em seguida, até a metade de 2024, o objetivo é chegar a 133 revendas.

Em relação aos serviços de pós-vendas, a GMW destaca o atendimento leva e traz, a oficina móvel e a capacidade de seu depósito de peças em Cajamar (SP). O galpão tem área total de armazenagem de 23.200 metros quadrados. Assim, a montadora quer deixar claro que a falta de peças não será problema. Aliás, a chinesa vende o Haval H6 em três versões: Premium HEV (R$ 209 mil), Premium PHEV (R$ 269 mil) e GT PHEV (R$ 299 mil).

Revisões

Na GWM, as revisões da linha Haval H6 acontecem de 12 mil e 12 mil km – o comum no mercado brasileiro é a revisão a cada 10 mil km. Em relação aos valores, o híbrido HEV – que usa motor 1.5 turbo a gasolina e um elétrico – tem preços de R$ 920 nas duas primeiras revisões (12 mil km ou um ano; 24 mil km ou dois anos). Já a terceira (36 mil km ou três anos) e a quarta (48 mil km ou quatro anos) têm custo de R$ 1.220. Assim, totaliza R$ 4.280.

Mas há um adendo. Nos híbridos plug-in (PHEV, com o motor 1.5 aliado a dois motores elétricos com baterias recarregáveis) o plano é igual até a terceira revisão. Entretanto, a quarta (com 48 mil km ou quatro anos) fica mais cara: R$ 1.500, com um total de R$ 4.560.

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