Honda mostra décima geração do Civic
A Honda realizou uma avant première da décima geração do Honda Civic, que só chega às concessionárias no dia 25 de agosto. Como o modelo já foi lançado nos Estados Unidos, a curiosidade geral já nem era a respeito das linhas do sedã, que ficaram mais parecidas com as de um cupê, mas as características do conjunto mecânico, o conteúdo e o preço. Mas agora acabou o suspense.
A principal novidade é a chegada do motor 1.5 turbo a gasolina, com 173cv de potência e 22,4kgfm de torque, conjugado com câmbio tipo CVT, exclusivo para a versão topo de linha Touring. Nas demais versões o modelo continua com o 2.0 SOHC i-VTEC flex, com potências de 150cv (com gasolina) e 155cv (etanol) e torques de 19,3kgfm (g) e 19,5 (e), que obteve menor consumo de combustível com o casamento com o câmbio CVT.
Para a versão com proposta visual esportiva o câmbio pode ser manual de seis marchas. A direção tem assistência elétrica variável e a suspensão traseira é do tipo multilink. A nova plataforma ficou mais leve e mais rígida.
De acordo com a Honda, a partir de agora a divisão entre as versões deixa de ser verticalizada, com a mais cara sobrepondo a mais barata. A estratégia agora foi a adoção de uma divisão horizontal, com a oferta de propostas diferentes para clientes com aspirações distintas.
Entre os itens de série, destaque para lanternas em LED, luzes de rodagem diurna em LED, faróis de neblina, retrovisores elétricos, forro do teto em tecido escuro e acabamento com costuras, painel e laterais de porta com plástico soft touch, tapetes acarpetados, estrutura de deformação programada, airbags frontais, laterais e de cortina, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em aclive, freio de estacionamento elétrico, freios a disco nas quatro rodas, com ABS e EBD, Isofix, câmera de ré com multi-visão, comandos de áudio no volante, multimídia com Bluetooth, conexões USB e auxiliar, alto falantes dianteiros e traseiros.
Confira os preços e o conteúdo em destaque de cada versão:
Sport 2.0 manual (R$ 87.900) e Sport 2.0 CVT (R$ 94.900)
Rodas de 17 polegadas escurecidas, grade frontal escurecida, bancos em tecido, velocímetro digital e conta-giros analógico, áudio com tela de 5 polegadas.
EX 2.0 CVT (R$ 98.400)
Rodas de 17 polegadas e grade cromados, retrovisores com seta em LED e eletricamente rebatíveis, acendimento automáticos dos faróis, bancos escuros em couro, velocímetro digital e conta-giros analógico, áudio com tela de 5 polegadas.
ELX 2.0 CVT (R$ 105.900)
Painel de instrumentos com tela de alta definição, sistema multimídia com tela de 7 polegadas, navegador e interfaces Apple CarPlay e AndroidAuto, conexões HDMI e USB, ar-condicionado com duas zonas de temperatura.
Touring 1.5 turbo CVT (R$ 124.900)
Rodas de 17 polegadas, conjunto ótico de LED, teto solar, assistente de ponto-cego, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento, maçanetas cromadas, regulagens elétricas do banco do motorista, botão de partida e partida remota, acesso com chave presencial, para-brisa com tratamento acústico, retrovisor eletrocrômico, limpador de para-brisa automático.
Por Pedro Cerqueira, do Jornal Estado de Minas.