Inflação do Carro fecha semestre com alta de 4,84%

– Índice ficou abaixo do IPC da Fipe (5,85%) e em 0,1% em junho, indicando estabilidade
Servicos_lavagem
O ano está difícil em todos os setores, inclusive na manutenção do carro. De acordo com estudo da Agência AutoInforme o custo para andar e manter o carro ficou 4,84% mais caro no primeiro semestre do ano. Esse foi o índice da Inflação do Carro, que, no entanto, ficou abaixo da inflação oficial: o IPC da Fipe acumula alta de 5,85% de janeiro a junho.
Para o motorista a encrenca maior está na alta dos combustíveis. A gasolina ficou 8,2% mais cara e o etanol 6% no primeiro semestre.
Nos demais setores o estrago foi menor. As peças de reposição fecharam o semestre com alta de 2,43%. O conjunto dos serviços utilizados no carro ficou 2,15% mais caro e o seguro teve alta de 2,9% em média.
Por causa da desvalorização do carro usado, o item “impostos” teve deflação no semestre. O IPVA caiu 4,2% e o motorista também se livrou da despesa da inspeção veicular. Já o seguro obrigatório está com o preço estável este ano.
A boa notícia para o consumidor é que nos últimos meses os preços se acomodaram. Em junho a Inflação do Carro fechou com leve alta de 0,1%. Pode ser um sinal de estabilidade.
Confira os itens que mais caíram e os que mais subiram de preço no semestre.
 
Fonte: UOL Carros

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.