Kovi pontua os principais motivos de optar por um carro usado

Kovi pontua os principais motivos de optar por um carro usado a um 0km. Diferente dos modelos novos, os seminovos e usados têm menor custo de compra, de contratação de seguro, oferecem maior variedade de modelos e menor depreciação

Mesmo com a queda nas vendas, o mercado de carros usados tem se mostrado como uma das principais escolhas do brasileiro na hora de realizar o sonho do veículo próprio. Segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), nos primeiros seis meses de 2023 o mercado de usados e seminovos registrou um aumento de 4,6%, em relação ao mesmo período de 2022. Nos três primeiros meses deste ano, as vendas de veículos ultrapassaram a marca de 2 milhões de unidades. Um aumento de 22,2% se comparado ao ano anterior.

Stefano Mazzaferro – Imagem: reprodução Linkedin

Para Stefano Mazzaferro, Diretor de Growth e Vendas da Kovi, startup de mobilidade que busca inovar no setor de aluguel de carros com modelo de serviço de assinatura, esse resultado indica um cenário promissor para o mercado. E, em suma, reforça o gosto do brasileiro pelos veículos usados. “O modelo é bastante procurado por ser mais barato, esse tipo de automóvel pode oferecer um ótimo custo-benefício para o motorista. Basta que o negócio seja fechado com um vendedor idôneo e de confiança. Além disso, houve uma queda no preço nos veículos com mais de três anos de uso, o que abre muitas oportunidades para quem busca comprar um carro”, comenta.

Kovi pontua os principais motivos de optar por um carro usado

Diante desse cenário, o especialista da startup listou os seis principais motivos que mostram que adquirir um carro usado vale a pena.

1. Menor custo

Diferente dos modelos novos, o carro usado tem  menor custo de aquisição. Seu valor de tabela é mais baixo e garante, também, economia na regularização e documentação. Ao comprar um modelo usado ou seminovo, o consumidor não precisa se preocupar com o emplacamento, com o custo de transferência e o IPVA desse tipo de veículo, já que são mais acessíveis.

2. Seguro mais barato

Outra economia que o carro usado traz é no seu seguro automotivo. Isso porque o custo de contratação e a franquia são mais baratos quando comparados aos valores cobrados por carros zero quilômetro.  Vale lembrar que as seguradoras costumam avaliar o modelo e atratividade do carro, o perfil do motorista, o endereço onde o veículo ficará guardado, o tipo de uso e os deslocamentos diários do proprietário para calcular o valor do seguro, que no final do dia, acaba saindo mais em conta no bolso do brasileiro.

3. Maior variedade de modelos

Além do seu baixo custo de aquisição e seguro, outra vantagem que mostra que vale a pena comprar um carro usado é a grande variedade de marcas e modelos disponíveis no mercado. É possível escolher entre veículos compactos, hatches, sedans e premiuns, o que garante mais liberdade de escolha e a possibilidade de encontrar um carro com as características, acessórios e itens de série mais próximos do que o motorista busca.

Em muitos casos, com o mesmo valor iria desembolsar para comprar um carro zero com itens básicos, é possível adquirir um veículo usado ou seminovo com diversas tecnologias e itens adicionais, como central multimídia, travas elétricas e sensor de estacionamento.

4. Menor depreciação

Diferente dos zero quilômetro, os carros usados e seminovos tendem a apresentar uma menor depreciação após os quatro primeiros anos de uso. Já os modelos 0KM perdem valor assim que saem da concessionária. Para se ter uma ideia, apenas no seu primeiro ano de uso um veículo novo pode  desvalorizar de 10 a 20%, fazendo  com que o proprietário perca dinheiro caso queira revender

5. Facilidade de negociação

A negociação de carros usados e seminovos é mais fácil e flexível. Como as revendedoras têm interesse em vender os modelos em estoque rapidamente, é possível encontrar condições melhores para a compra. Entre eles, descontos para pagamento à vista, menor rigor na aprovação de crédito, entre outros benefícios.

6. Parcelas mais acessíveis

E, por fim, além da sua facilidade em negociação, outra grande vantagem de comprar carros usados são as suas parcelas. Isso porque elas tendem a ser mais acessíveis,  encaixando-se melhor no planejamento familiar. Dessa forma, é possível evitar um grande impacto no orçamento mensal.

“Comprar um carro usado vale a pena. No entanto, é super importante fechar negócio com uma empresa confiável e que ofereça garantias no veículo e que deixe claro todas as informações fundamentais – como seu histórico e conservação do carro – para que o comprador sinta a segurança de que está adquirindo um produto de qualidade. Além disso, é necessário avaliar não apenas os modelos disponíveis , mas também todas opções com bastante cautela  e todos serviços que já existem no mercado, como os planos de locação de veículos e locação com compra, que permite mais liberdade de escolha, menor preço e melhores condições de uso e mecânica”, pontua Stefano.

Sobre a Kovi

Fundada em 2018 por dois ex-executivos da 99, a Kovi, startup de mobilidade tem como missão, antes de mais nada, tornar o acesso ao carro mais inclusivo, flexível e simples. Uma das startups que mais cresceu nos últimos anos no país. A grande missão da  Kovi é buscar transformar a indústria ao facilitar a vida do motorista e de seus parceiros. Principalmente, desburocratizando os processos e garantindo facilidade e flexibilidade para os dois lados. As revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, consideraram a Kovi como uma das “100 startups to watch”, em junho de 2021. Alguns meses depois, em setembro, foi reconhecida como uma das LinkedIn Top Startups. No mesmo ano, foi reconhecida pela Tracxn no “Soonicorn Club Awards 2021”, prêmio do México de startups.

Kovi pontua os principais motivos de optar por um carro usado a um 0km.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.