Sem dinheiro para carro novo?
Veja como economizar com a manutenção e sair ganhando na troca. Veja vantagens e cuidados na hora de vender o carro próprio e assumir um plano de carro por assinatura
Como economizar com a manutenção do carro
Não dá para reinventar a roda quando o assunto é economizar com a manutenção do carro. Fazer as revisões periódicas, aproximadamente a cada 10 mil quilômetros rodados, ainda é a principal dica. “Assim, você consegue diluir os custos de manutenção ao longo do tempo e prevenir problemas mecânicos mais graves, que acabam gerando um gasto alto de uma vez só”, observam os especialistas da Kovi, startup de carros por assinatura.
A forma de dirigir também faz diferença, não só na vida do carro, como também no consumo de combustível, esse um dos principais gastos para manter um carro.
Quem costuma acelerar demais, frear em cima da hora ou arrancar bruscamente no semáforo, acaba exigindo muita potência do motor, o que aumenta o consumo.
“Outra dica para não forçar muito o carro é cuidar para trocar as marchas no momento certo e usar o conta-giros a seu favor, buscando manter o giro do motor abaixo de 3.000 rpm na cidade”, comentam.
Quando é hora de vender o carro?
Se ao procurar uma mecânica o motorista tiver dificuldade de encontrar peças de reposição, talvez seja a hora de considerar vender o veículo, especialmente se o carro tem mais de três anos de fabricação. “No terceiro ano de fabricação, a desvalorização fica menor e o preço fica mais estável”, explica a startup. Um outro cenário em que a troca de veículo pode ser recomendada é quando os gastos com o seu carro próprio já estão muito altos.
Para identificar esses gastos, é preciso planejamento financeiro. Depois de anotar seus gastos fixos e variáveis é possível ter clareza daquilo que pode ser economizado e dos gastos desnecessários.
Carro novo ou por assinatura?
Se a decisão for vender o carro para comprar outro, pesquisar bastante continua sendo necessário para fechar um negócio com as melhores condições. Considerar alternativas que não exijam um investimento inicial tão alto e mais ajustado ao bolso e não assumir parcelas além da capacidade de pagamento, também deve ser levado em conta.
Nos casos em que a opção é por vender o carro próprio e assumir um plano de carro por assinatura, o motorista pode contar com revisões de itens básicos inclusas no valor do plano, cobertura de valores como IPVA e pacote de proteção contra roubo, furto e acidentes, segundo a Kovi .
Porém, também há pontos negativos nesse tipo de serviço que devem ser considerados na tomada de decisão. Veja quais são abaixo
Carro por assinatura: confira cinco pontos positivos e cinco negativos e faça sua escolha
Andar em um carro 0 Km, sem pensar em manutenção, seguro ou documentação. Já pensou? Essas são algumas das vantagens de aderir ao serviço de carro por assinatura, modelo em crescimento no Brasil. Por outro lado, o cliente precisa pesar os pontos negativos de abrir mão de investir na compra desse bem.
Pensando nisso, o Valor Investe separou cinco pontos positivos e cinco negativos de apostar nesse tipo de serviço, para que você possa avaliar seu caso e tomar o melhor decisão. Confira:
Pontos positivos do carro por assinatura
1. Preço
O grande benefício do carro por assinatura é economizar dinheiro. É o que defende o estrategista da Spiti, Guilherme Cadonhotto. “Basta fazer as contas dos custos explícitos e implícitos de se ter um carro. O quanto você paga no carro, o seguro, a manutenção, a desvalorização, o IPVA, custo de oportunidade (quanto o dinheiro estaria rendendo se não estivesse alocado em um automóvel, mas em títulos públicos, por exemplo). Tudo isso precisa entrar na conta”.
Segundo o especialista, no fim das contas, o valor mensal do serviço é bem inferior ao de um financiamento. “Se, por exemplo, uma pessoa paga R$ 60 mil num carro, à vista, o valor da desvalorização em cinco anos será de mais de R$ 23 mil. Esse valor, se fosse investido em títulos públicos no mesmo período, traria um retorno de quase R$ 50 mil”, disse Cadonhotto, baseado na tabela Fipe.
Na simulação feita pela Spiti, o custo médio por mês de um carro comprado seria de R$ 1.574,91. Com a assinatura do automóvel, o motorista pagaria um valor mensal inferior e teria menos dor de cabeça, segundo o especialista.
Simulação de gasto com compra de automóvel à vista
À vista | |
Valor pago em 5 anos | R$ 60 mil |
Valor depois de 5 anos | R$ 36.967,50 |
Desvalorização em 5 anos | – R$ 23.032,50 |
Seguro (4%) | – R$ 8.294,19 |
Manutenção/Revenda em 5 anos | – R$ 6.702,27 |
IPVA acumulado em 5 anos | – R$ 7.240,14 |
Custo de oportunidade | – R$ 49.225,72 |
Custo médio por mês | – R$ 1.574,91 |
2. Não precisa pensar na revenda
Não lidar com as perdas de uma possível revenda do automóvel no futuro é um dos pontos positivos de se ter um carro por assinatura. A ideia principal da decisão seria usufruir do produto, sem pensar na desvalorização dele a longo prazo.
“O brasileiro gosta de ter, não necessariamente de usar. Esse é um pensamento que acaba trazendo prejuízos financeiros e a compra de um carro é uma das provas disso. Se um carro por assinatura supre suas necessidades e é mais barato, não tem motivo para pensar em financiar um bem tão caro”, reforça Cadonhotto.
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3. Aprovação facilitada
O processo para a assinatura de um carro é muito mais facilitado, se comparado ao financiamento. Basta que o motorista não tenha restrição no CPF, receba uma renda que suporte o pagamento das parcelas e um cartão de crédito com limite. “A questão da documentação é muito mais simples e sem grandes dores de cabeça”, afirma o especialista da Spiti.
4. Tudo incluso
Gastos como seguro, documentação, revisões e manutenções preventivas estão todos embutidos nas parcelas mensais do serviço por assinatura. O motorista só precisa se preocupar em abastecer o automóvel. “São gastos que precisam ser levados em consideração, porque, se você somar, em um ano vai gastar um dinheiro que poderia te dar lucro”.
Para o especialista, essa é uma das grandes vantagens da lógica do carro por assinatura, já que agiliza a vida de quem precisa de um veículo com mais rapidez e sem muitos gastos.
5. Carro 0 Km
Os carros por assinatura são sempre 0 Km e isso independe da empresa ou montadora procurada pelo cliente. É possível escolher, inclusive, todos os opcionais do veículo, como cores, acabamento, itens de segurança e tecnologia e até a instalação de insulfilm, muito comum no Brasil. “Você não pode modificar o carro por conta própria, mas tem essa vantagem de já escolher como ele chega antes de fechar o contrato”.
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Pontos negativos do carro por assinatura
1. Não é seu
O que ainda causa resistência em muitos motoristas é o fato de que o carro não é deles. Isso implica em cuidados redobrados e muitas restrições. Por mais que haja o pagamento incluso do seguro e manutenção, há sempre o cuidado maior justamente pelo fato de o produto não estar em seu nome. Quando você finaliza o pagamento do financiamento, o produto é seu, e de mais ninguém, algo que pode facilitar até para a troca por um outro carro ou solucionar eventuais problemas financeiros.
2. Nada de ficar emprestando
Assim como não é possível modificar, também não é permitido emprestar o carro por assinatura. No momento da assinatura você precisa colocar em contrato quem serão os condutores do automóvel.
3. Não pode ser usado por motoristas de aplicativos
As montadoras e empresas adotaram a política de colocar limitação de quilometragem para as assinaturas. Com isso, os motoristas de aplicativo não podem usufruir deste tipo de serviço. Contudo, muitas locadoras já oferecem planos e vantagens específicos para esses profissionais.
4. Modificações são proibidas
Como o automóvel não é seu, não será possível fazer modificações em sua estrutura, motorização e outros aspectos. Um exemplo bem comum é com carros turbinados, que podem passar por um processo chamado remap e ganhar mais potência e torque. Com um carro por assinatura, isso não pode ser feito.
5. O carro não fica para você
Apesar dos valores serem vantajosos, ao final do contrato, caso não haja a renovação, você precisa devolver o veículo. As mensalidades não são cumulativas e não fornecem nenhum tipo de vantagem extra. Depois que você utilizar o carro, ele vai para uma rede concessionária ou loja para ser vendido.
Fonte: valorinveste.globo.com
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