Mercado brasileiro impede a Fiat de ter carro global, diz diretor da marca
Modelos para o Brasil não cumprem exigências europeias. E consumidores do país não estariam dispostos a pagar por certos extras, afirma executivo da montadora.
Olivier François, diretor executivo da Fiat, disse que as características do mercado brasileiro impedem que a marca tenha um modelo global.
Em entrevista ao site Automotive News Europe, François foi questionado sobre o motivo pelo qual, à exceção do 500, os carros da marca variam tanto entre Europa, Brasil e China.
O executivo explicou, então, que o Brasil não tem as mesmas regulações que as europeias. Por isso, afirma, se um produto pensado para o Brasil for levado para a Europa, ele não vai atender as exigências e não poderá ser vendido.
Por outro lado, defende, se tentar vender um modelo global no mercado brasileiro, ele estará oferecendo um “carro com coisas pelas quais ele não está disposto a pagar neste momento”.
Na entrevista, ele também admite que desenvolver um modelo único para todos os mercados reduziria os custos da empresa, mas que, como a Fiat luta para se manter como líder no Brasil, ela precisa ser cuidadosa com a política de preços.
“Ou eu cobro por isso (pelos extras) e perco a liderança, ou não não cobro e perco lucratividade”, concluiu.
O Globo.