A aquisição da Unidas pela Localiza criaria a gigante brasileira da locação de veículos
As duas maiores locadoras de veículos brasileiras, Localiza e Unidas, anunciaram a intenção de fusão. A Localiza compraria a rival Unidas por cerca de 12 bilhões de reais (US $ 2,18 bilhões), disseram as empresas nesta quarta-feira. A Localiza terá uma participação de 76,9% na empresa combinada. A empresa recém-formada teria uma frota combinada de cerca de 470.000 veículos.
O negócio consolidaria os maiores players do mercado brasileiro de locação de veículos – Localiza, Unidas e Movida – de três para dois. As empresas combinadas controlam cerca de 50% do mercado. Como resultado, analistas dizem que o negócio enfrenta o escrutínio antitruste do CADE, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, e de acionistas de ambos os lados.
Em relação à possível fusão, a ABLA, associação brasileira de locação de veículos, está adotando uma abordagem de esperar para ver. “Teremos que esperar para ver o que vai acontecer na bolsa e o que isso vai significar no dia a dia do setor”, escreveu Paulo Gaba Jr., diretor executivo da associação, ao Auto Rental News .
Ao contrário dos mercados americano e europeu, o mercado brasileiro de leasing, tanto para o consumidor quanto para empresas, é atendido por locadoras de veículos brasileiras na forma de aluguel de longa duração. No geral, esse mercado “terceirizado” no Brasil era de 52% em 2018, com as diárias de lazer respondendo por 27% e as diárias corporativas representando 21%, segundo a ABLA.
Da mesma forma, o mercado brasileiro de aluguel de automóveis se beneficiou do aluguel de carros para trabalhadores da economia de carona e gigantes, um mercado que floresceu no Brasil durante a pandemia global de coronavírus.