BALANÇO FINAL MOSTRA QUE FÓRUM (DIGITAL) 2020 SUPEROU EXPECTATIVAS

O principal Fórum do aluguel de carros da América Latina terminou com sucesso, levando em conta o desafio de realizar o evento em formato 100% digital, pela primeira vez. No terceiro e último dia de debates, a programação focou nos temas diretamente ligados à sobrevivência, ao crescimento e ao próprio futuro da atividade no Brasil.

Logo de cara, os participantes mergulharam nos cenários para a concessão de crédito e gestão da inadimplência no setor. O painel contou com Vilmar Lima, diretor do Itaú, e Eduardo Portas, superintendente da Volkswagen Financial Services. Teve, ainda, Sidney Galdeano, diretor geral na Reche Galdeano Locação de Frotas, que também é o diretor da ABLA no estado do Amazonas.

Os bancos confirmaram que estão olhando com menos receio para o setor de locação, depois das incertezas geradas sobre a demanda com a covid-19. Sob o ponto de vista das locadoras, no início da pandemia as locadoras enfrentaram dificuldades para renegociar contratos, mas agora os problemas mais significativos em relação à obtenção de crédito se tornaram verdadeiras exceções.

A sequência do Fórum teve as apresentações de Aline Cappele (Serpro), José Luiz Volpini (CredDefense) e Thiago Gaspar (B3 – Bolsa de Valores do Brasil). Todos detalharam diferentes e inovadoras soluções tecnológicas para a segurança na locação dos veículos, inclusive no sentido de reduzir drasticamente os casos de apropriação indébita que seguem incomodando o setor.

O evento teve ainda Fernando Saddi, que em videoconferência detalhou o EasyHub, solução que reúne em um só “Market Place” os diversos serviços exigidos no dia a dia das locadoras. Isso vai desde a manutenção da frota, passando por gestão de multas e documentação, até as necessidades das empresas do setor em relação à desmobilização de ativos (venda dos seminovos).

A reta final tratou dos recentes julgamentos na Justiça sobre o local de recolhimento do IPVA dos carros das locadoras e a incidência do ICMS sobre a desmobilização de ativos (seminovos) do setor. Tomaram parte do debate, que embute a ânsia arrecadatória e a guerra fiscal entre estados, os advogados Adriano Castro e Ubaldo Juveniz, além do presidente executivo da Associação Nacional de Veículos e Gestão de Frotas (ANAV), Paulo Saab.

O painel que fechou o evento foi sobre soluções de inovação e de mobilidade, com Ricardo Bonzo (ICarros), Paulo André Domingos (Banco Itaú), Leonardo Tosello (Volkswagen) e Diego Conti (PUC/Campinas).   O evento contou com marcas de peso entre as empresas patrocinadoras e apoiadoras: B3 – Bolsa de Valores do Brasil, Banco Itaú, Banco RCI, Banco Volkswagen, Easy Carros, Loc1, MoObie, Pointer do Brasil, Segplus, Serpro, ST Corretora, Uber e Volkswagen. (06/11/20).

FONTE: ABLA

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.